Seminário


Analytics em Centros de Serviços Compartilhados - A Nova Onda de Oportunidades


Palestrante(s): Luiz Claudio Teixeira de Souza

Local: Canal no Youtube "PPCIC CEFET-RJ"

Data: 11/05/2021 às 19:30

Tópico(s): Analytics


Canal no Youtube "PPCIC CEFET/RJ" - SEIC 2021 - Luis Claudio Teixeira

 

Resumo: O conceito de Centro de Serviços Compartilhados (CSC) surgiu na década de 80, tendo se fortalecido a partir da década de 90.  No Brasil, o modelo de CSC começou a ser introduzido no final da década de noventa e desde então tem se expandido e fortalecido.

 

Um Centro de Serviços Compartilhados é uma estrutura organizacional que reúne e centraliza atividades de áreas de apoio, como por exemplo: Financeiro, Recursos Humanos, Suprimentos, Tecnologia da Informação, entre outras.  Com processos bem estruturados e níveis de serviços bem definidos, passam a ser um grande prestador de serviços para clientes internos e externos, propiciando uma significativa redução de custos e aumento da produtividade e qualidade dos serviços prestados, liberando as áreas fim da empresa para maior foco no negócio, tornando-as assim mais competitivas.  Este modelo tem sido amplamente adotado por grandes empresas ao redor do mundo.

 

Um CSC gera e processa diariamente um volume enorme de dados relacionados às suas transações, atividades e processos de negócio.  Dado esse volume de informações, a gestão através dos dashboards tradicionais torna-se muito limitada quanto à capacidade de análise e tomada de decisões.  Por esse motivo, o uso da ciência de dados, incluindo análise de dados (do inglês, data analytics), aprendizado de máquina (do inglês, machine learning) e modelos estatísticos para encontrar padrões e conhecimentos significativos em dados, surge como forte tendência nos Centros de Serviços Compartilhados pelo mundo.

 

Neste contexto surge o projeto CSC ANALYTICS, uma plataforma configurável de software, na qual seja possível configurar e executar modelos de análise de dados (Data Science / Machine Learning) nos CSCs, que permitam a identificação de  padrões, gargalos, custos excessivos, oportunidades de otimização de processos, riscos de fraude e não conformidade (do inglês, compliance), problemas financeiros, entre outros, que agreguem diferencial competitivo e valor para as empresas.

 

O objetivo da apresentação será discorrer sobre essa oportunidade de mercado para uso de analytics em Centros de Serviços Compartilhados assim como oportunidades de estudo, parcerias e trabalho.

 

Biografia: Mestre em Inovação e Propriedade Intelectual pelo INPI, Pós-Graduado em Administração de Empresas pela COPPEAD/UFRJ, MBA em e-Business pela FGV, Extensão em Análise de Sistemas pela PUC-RJ e graduado em Tecnólogo em Processamento de dados pela FAG/SESAT, possui mais de 25 anos de experiência em projetos de tecnologia, desenvolvendo e implementando soluções de software para gestão empresarial (ERP – Enterprise Resource Planning) e para gestão de atendimentos, serviços e processos (ESM – Enterprise Service Management) em clientes de médio e grande porte de diversos segmentos de mercado. Há mais de 10 anos vem implementando e mantendo soluções para gestão de atendimentos, serviços e processos em Centros de Serviços Compartilhados, sendo que no momento está atuando como principal executivo do CSC ANALYTICS, com foco no desenvolvimento e alavancagem do negócio.