Seminário


Abordagem Multi-objetivo para o Problema de Localização de Bases de Unidades de Resgate: Aplicação no Rio de Janeiro


Palestrante(s): Glaydston Mattos Ribeiro

Local: Canal no Youtube "PPCIC CEFET-RJ"

Data: 15/10/2020 às 19:30

Tópico(s): Otimização


Canal no Youtube "PPCIC CEFET/RJ" - SEIC 2020 - Glaydston Ribeiro

 

Resumo: Serviços médicos de emergência são considerados elementos críticos dos sistemas de saúde modernos, pois deve assegurar que seu nível de serviço esteja adequado à população a qual servem. Neste sentido, Problemas de Localização de Facilidades (PLF) têm sido aplicados com o intuito de indicar locais estratégicos para bases de despacho de veículos de resgate (ambulâncias) que atendam às chamadas de emergência. O tempo decorrido desde a solicitação de emergência até a chegada de um veículo de resgate pode afetar diretamente na sobrevivência da vítima que pode ter sofrido, por exemplo, um atropelamento. Por outro lado, devido aos escassos recursos financeiros vivenciados pelas instituições, as bases dos veículos de resgate devem ser posicionadas em locais adequados para atender à população com o melhor nível de serviço possível que depende, dentre outros fatores, da rede de transporte envolvida. Existem então objetivos conflitantes e com isso técnicas de otimização multi-objetivo devem ser estudadas para que a solução mais adequada seja obtida e implantada. No caso específico da Cidade do Rio de Janeiro, observa-se um crescimento populacional significativo na Zona Oeste que, por sua vez, apresenta poucas unidades de despacho de veículos de resgate, gerando assim um cenário com altas demandas por serviços de emergência e pouca capacidade de atendimento, o que leva sofrimento e baixa qualidade de vida aos cariocas que lá residem. Sendo assim, busca-se apresentar um modelo matemático multi-objetivo para o problema de localização de bases de unidades de resgate tendo, como estudo de caso, a cidade do Rio de Janeiro.

 

Biografia: Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2002) e Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007). Possui Pós-Doutorado pela HEC-Montréal/Universidade de Montréal (2011) e atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ com experiência nas áreas de Transportes, Logística e Pesquisa Operacional (ênfase em Otimização Combinatória).