Técnico em Suporte e Manutenção em Informática

Identificação e dados Gerais do Curso

  • Nome: Técnico de Suporte e Manutenção em Informática
  • Coordenador: Renato Campos Mauro
  • Carga horária: 1008 + 400 horas de estágio.
  • Modelo: Subsequente
  • Período: semestral, com duração de três semestres letivos.
  • Turno: vespertino (à tarde)
  • Local: Campus I (Unidade Maracanã) pavilhão 1.
  • Horário das aulas: entre 12h50 e 18h10
  • Entrada prevista por semestre letivo: 20 alunos

Objetivos

Formar profissionais empreendedores promovendo a construção de competências que contemplem habilidades, conhecimentos e comportamentos que atendam às demandas do setor produtivo e das relações sociais. Este curso busca principalmente, o aprendizado de novas técnicas, atualização tecnológica, gestão de pessoas e problemas, tendo em vista uma resposta à demanda quantitativa da região e um significativo aumento da melhoria qualitativa em manutenção e operação de computadores, como também, suporte em redes de computadores e em programas de apoio às atividades empresariais, industriais, de comercialização e prestação de serviço.

Justificativa

O mundo atual vive a era da Sociedade da Informação e do conhecimento, na qual assumem papel de relevância empresas e pessoas capazes de agirem baseadas na percepção e na relação de fatos globais. Valoriza-se o capital intelectual, ativo das empresas, nem sempre materializado de maneira concreta, mas que envolve o conhecimento sobre como realizar processos e tomar boas decisões nos diversos níveis corporativos.

Neste cenário, o ensino de Informática assume um papel de grande importância social, devendo formar profissionais que, além de uma boa base técnico-científica, possuam a capacidade de refletir, analisar, discernir e influir sobre as mais diversas questões do mundo contemporâneo, em particular àquelas relacionadas com as implicações da tecnologia computacional na sociedade. Afinal, a Informática tomou-se uma realidade concreta e irreversível, cujo estágio tecnológico impõe uma presença que já não pode ser ignorada pela sociedade. A formulação de modelos que explicitem, incorporem e processem conhecimento também é uma característica desejável ao profissional de Informática.

Esse curso de suporte e montagem em informática visa atender uma parcela importante da área de serviços em Tecnologia de Informação (TI) que trabalha com infraestrutura geral de TI.  É um mercado sempre ativo e carente de mão de obra. O curso se destina a formar pessoas para esse mercado.

Perfil Profissional de Conclusão

Ao concluir o curso, o egresso deverá ter condições:

  • Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades dos usuários;
  • Avaliar necessidades de treinamento e de suporte técnico aos usuários;
  • Selecionar equipamentos de informática de forma a atender a demandas dos mais diversos processos de trabalho;
  • Conhecer computadores, periféricos, softwares básicos, utilitários e aplicativos, isolados ou em redes, bem como oferecer suporte aos usuários;
  • Orientar usuários na utilização de softwares;
  • Realizar procedimentos de backup e recuperação de dados;
  • Compreender as arquiteturas de redes de computadores;
  • Descrever componentes e suas funções dentro de uma rede de computadores;
  • Elaborar conhecimentos de manutenção em redes locais de computadores;
  • Conhecer dispositivos de rede, meios físicos, softwares básicos e aplicativos em rede.