Seminários da Escola de Informática & Computação (2017-1)

Os Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC), organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPCIC), têm por objetivo propiciar aos alunos e a comunidade uma oportunidade continua de ficar a par das principais movidas em termos de ensino, pesquisa e extensão relacionados a computação. Em particular as pesquisas e projetos em andamento na EIC e nas demais instituições de pesquisa no Rio de Janeiro. As palestras podem ser feitas tanto por professores quanto alunos, que podem aproveitar a oportunidade para expor as suas propostas de dissertações, TCCs, trabalhos em iniciação científica, projetos de ensino ou projetos de extensão. É uma oportunidade importante para se obter contribuições, criticas e sugestões que podem direcionar o andamento dos seus projetos. As apresentações tem duração de 40 minutos, com 10 minutos destinados a perguntas e interação com os alunos.

Para que você possa obter certificado de participação é necessário realizar a inscrição: Formulário de Inscrição.

A programação dos seminários para o primeiro segundo de 2017 é:

  • 08/03 – 16h30min – Aula inaugural do PPCIC – Ciência de Redes: Caracterização, Análise e Modelagem de Redes Complexas – Prof. Artur Ziviani – Auditório V
  • 08/03 – 17h30min – Palestra Inaugural dos Seminários da EIC – Inovação no Esporte – D.Sc. Maureen Flores – Auditório V
  • 08/03 – 18h30min – Inauguração da Revista Cadernos em Computação Aplicada – Prof. Joel Santos – Auditório V
  • 15/03 – 17h30min -Multimídia multi-sensorial: integrando diversos efeitos sensoriais em aplicações declarativas – Raphael Silva de Abreu (PPCIC) – Sala 2 – Pavilhão de Informática
  • 22/03 – 17h30min – Seminário adiado para o dia 05/04/2017. Os alunos da graduação estão convocados para uma reunião com o coordenador dos cursos, prof. Jorge às 18:00 na sala H-101.
  • 29/03 – 17h30min – Compartilhe seu trabalho com o mundo e ganhe visibilidade aprendendo a criar e publicar pacotes em R no repositório CRAN – Rebecca Pontes Salles (PPCIC) – Sala 2 – Pavilhão de Informática
  • 05/04 – 17h30min – Pesquisa Operacional: uma visão inicial – Prof. Pedro González – Auditório 3 (em cima do Banco do Brasil)
  • 12/04 – 17h30min – Uma proposta de implementação de Álgebra de Workflow em ambiente heterogêneo, usando o Apache Spark – João Antônio Ferreira (PPCIC) – Sala 2
  • 19/04 – 17h30min – Filtragem Adaptativa – Prof. Diego Haddad (CEFET Petrópolis) – Sala 2
  • 26/04 – 17h30min – Aprendizagem Profunda Aplicada à Modelagem de Previsão – Angélica Cardozo de Araujo (PPCIC) – Auditório 5 Bloco E 5º andar
  • 03/05 – 17h30min – Appraisal: Um workflow científico para imputação de dados ausentes em big data – Rodrigo Tavares (PPCIC) – Auditório 5 Bloco E 5º andar
  • 10/05 – 17h30min – Inferência de idade utilizando o LIWC: identificando potenciais predadores sexuais – Rafael Guimarães Rodrigues (PPCIC) – Auditório 5 Bloco E 5º andar
  • 17/05 – 16h – Análise e estabilização de emoções utilizando abordagens da computação afetiva – Leonardo Preuss (PPCIC) – Auditório 5 Bloco E 5º andar
  • 24/05 – 16h – Aprendizagem profunda aplicada à identificação de pessoas em imagens de vídeo – Ramon Ferreira da Silva (PPCIC) – Auditório 5 Bloco E 5º andar
  • 31/05 – 16h – Oportunidades de certificação, em projetos de inserção social, para docentes e discentes da área de Ciência da Computação – Prof. Silvino Neto (CEFET/RJ) – Auditório 5 Bloco E 5º andar
  • 07/06 – 16hText Classification using NLTK and Scikit-Learn – Heraldo Borges – MSc. in Informatics at PUC-Rio – Auditório 5 – Bloco E – 5º andar
  • 14/06 – 17h30min – Irrigação inteligente para produção de mudas – Lucas Caik – Aluno CST-SI – Sala 2 – Pavilhão de Informática
  • 21/06 – 16h – Revisitando Resolution Search – Philippe Michelon – Attaché pour la Science et la Technologie – Sala 522 – Bloco E – 5º andar
  • 28/06 – 16h – Problema da árvore geradora com preservação de grau – Luidi Gelabert Simonetti – Professor  UFRJ – Sala 522 – Bloco E – 5º andar

Comments are closed.