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Conceitos básicos de orientação a objetos. Aplicações práticas destes conceitos utilizando a linguagem Java. Inicialmente há a ambientação na linguagem por meio de conceitos básicos como variáveis, tipos, literais, instruções, operadores, controle de fluxo. Posteriormente os conceitos gerais de orientações a objetos são abordados na linguagem, incluindo encapsulamento, entrada e saída, listas, herança, polimorfismo, tratamento de exceções e acesso a Banco de Dados com JDBC.

Conceitos básicos de orientação a objetos. Aplicações práticas destes conceitos utilizando a linguagem Java. Inicialmente há a ambientação na linguagem por meio de conceitos básicos como variáveis, tipos, literais, instruções, operadores, controle de fluxo. Posteriormente os conceitos gerais de orientações a objetos são abordados na linguagem, incluindo encapsulamento, entrada e saída, listas, herança, polimorfismo, tratamento de exceções e acesso a Banco de Dados com JDBC.

•Engenharia de Software – conceitos básicos
• Requisitos de Software
• Processos da Engenharia de Requisitos
• Regras de Negócio
• Modelo de Casos de Uso
• Diagrama de atividades
• Especificação de requisitos de software

Essa disciplina trabalha com a Elaboração e Construção de Projeto Final dos Cursos Superiores da Escola de Informática & Computação (EIC). Inclui o que deve ser produzido e entregue, bem como como serão feitas as respectivas avaliações.

Essa disciplina trabalha com a Concepção e Elaboração de Projeto Final dos Cursos Superiores da Escola de Informática & Computação (EIC). Inclui o que deve ser produzido e entregue, bem como como serão feitas as respectivas avaliações.

Objetivo Geral: capacitar o aluno a entender as principais estruturas de dados utilizadas na computação e saber aplicá-las de forma correta.

Objetivo Geral: fornecer conhecimento sobre a teoria e prática para construção de compiladores, bem como conhecimento das técnicas de compilação em problemas diversos.

Esse curso oferece o material didático da disciplina de Interação Humano-Computador.

Bem vindos ao Curso de Humanidades e Ciências Sociais (2019.1)

Disciplina destinada a alunos do BCC.

Bem vindos ao Curso de Informática e Sociedade (2019.1)

Disciplina destinada a alunos do BCC.

Capacitar o aluno a planejar, desenvolver e implementar aplicações para a Web na área de IoT empregando os conceitos vistos nas disciplinas anteriores e no decorrer desta.

Bem vindos ao Curso de Humanidades e Ciências Sociais (2019.1)

Disciplina destinada a alunos do TSI.

Curso Informática e Sociedade (2019.1) destinado a alunos do TSI.

Bem vindos ao Curso de Legislação de Informática (20191)

Disciplina destinada a alunos do TSI.

Bem vindos ao Curso de Internet das Coisas  (2019.1)

Disciplina destinada a alunos do TSI e BCC.

Este espaço é dedicado a divulgação do material utilizado no curso.

Um bom curso a todos!

Este espaço é dedicado a divulgação de informações referentes ao curso.

Um bom curso a todos!

Esta página é dedicada a disponibilização do material do curso de algoritmos em grafos.



Engenharia de Software – conceitos básicos. Requisitos de Software. Processos de engenharia de requisitos. Regras de Negócio. Modelo de Casos de Uso. Diagrama de atividades. Especificação de requisitos de software.

Espaço é dedicado a materiais relativos ao curso de Algoritmos em Grafos ministrado em 2018-1

Espaço é dedicado a materiais relativos ao curso de Otimização por Metaheurísticas ministrado em 201-1

Espaço é dedicado a materiais relativos ao curso de Otimização por Metaheurísticas ministrado em 201-1

Espaço é dedicado a materiais relativos ao curso de Algoritmos em Grafos ministrado em 2018-1

Espaço dedicado a materiais relativos ao curso de PAC e Computação ministrado em 2018-1

Esta página é dedicada a disponibilização do material do curso de algoritmos em grafos.

Estudo dos padrões de software em seus diversos níveis de aplicação: análise, desenho (projeto) e arquitetura.

Este curso oferece material de apoio (textos, exercícios) para a disciplina Ciências Ambientais do curso de Sistemas para Internet (CST-SI).

Este espaço dispõe das informações das Comissões de Acompanhamento de Desempenho Discente dos cursos de TSI e BCC.

Este espaço é dedicado a divulgação do material utilizado no curso.

Qualquer dúvida pertinente ao curso, entre em contato por mensagem pessoal, utilizando o mecanismo da plataforma.

Um bom curso a todos!

Estudo dos conceitos, métodos e técnicas da Inteligência Artificial

Introdução à Administração

Professor: Diego Brandão

Ambiente para disponibilização do material e dos exercicios.


Coursera: https://www.coursera.org/learn/discrete-optimization/home/welcome

Facebook: https://www.facebook.com/groups/discreteoptimization/?fref=ts


Capacitar o aluno em procedimentos e técnicas de desenvolvimento de aplicações para a WEB, com a utilização da plataforma Java. Desenvolver um estudo de caso para consolidar o conhecimento adquirido durante as aulas.

Destinado a alunos das turmas 940003 e 640001 dos cursos Bacharelado em Ciência da Computação e Tecnólogo em Sistemas para Internet.

DIA/HORA e LOCAL:

  • QUI de 18:20 às 21:40 - Pav01-Lab02

Configuração e Visão Geral do Ambiente WEB. A Tecnologia Servlet. A Tecnologia JavaServer Pages (JSP). Aplicações em Três Camadas na Plataforma Java. Acesso a banco de dados com JDBC. Gerenciamento de Sessão. TagLibs. Logging. Java Persistence API.

Capacitar o aluno em procedimentos e técnicas de desenvolvimento de aplicações para a WEB, com a utilização da plataforma Java. Desenvolver um estudo de caso para consolidar o conhecimento adquirido durante as aulas.

Espaço é dedicado a materiais relativos ao curso de PAC ministrado em 2017-1

Destinado a alunos da turma 910005  dos cursos Bacharelado em Ciência da Computação.

DIA/HORA e LOCAL:

  • QUI de 14:30 às 18:20 - Pav01-Sala01

Conceitos básicos de solução de problemas. Estruturas de controle em algoritmos. Subrotinas. Variável Composta Homogênea. Variável Composta Heterogênea.

Capacitar o aluno ao processo de raciocínio lógico necessário para a solução de problemas de forma algorítmica, e habilitá-lo a reproduzir esta solução valendo-se de uma linguagem de programação estruturada.

Disciplina básica de Banco de Dados para alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do CEFET/RJ.

Projeto Final - 2019/1 destinado aos alunos do Curso Técnico de Informática.

•Histórico e evolução do gerenciamento de projetos.
•Ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas.
•Processos de Desenvolvimento de Software.
•Técnicas de Levantamento de requisitos.
•Fundamentos da orientação a objetos.
•Modelagem de Sistemas por meio da UML: diagrama de casos de uso e diagrama de atividades.
•Conceitos e fundamentos dos projetos de interface homem-máquina e de boa usabilidade.
Princípios da avaliação de interfaces. 

•Histórico e evolução do gerenciamento de projetos.
•Ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas.
•Processos de Desenvolvimento de Software.
•Técnicas de Levantamento de requisitos.
•Fundamentos da orientação a objetos.
•Modelagem de Sistemas por meio da UML: diagrama de casos de uso e diagrama de atividades.
•Conceitos e fundamentos dos projetos de interface homem-máquina e de boa usabilidade.
Princípios da avaliação de interfaces. 

•Histórico e evolução do gerenciamento de projetos.
•Ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas.
•Processos de Desenvolvimento de Software.
•Técnicas de Levantamento de requisitos.
•Fundamentos da orientação a objetos.
•Modelagem de Sistemas por meio da UML: diagrama de casos de uso e diagrama de atividades.
•Conceitos e fundamentos dos projetos de interface homem-máquina e de boa usabilidade.
•Princípios da avaliação de interfaces. 
•Introdução à metodologias de testes de software.

•Histórico e evolução do gerenciamento de projetos.
•Ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas.
•Processos de Desenvolvimento de Software.
•Técnicas de Levantamento de requisitos.
•Fundamentos da orientação a objetos.
•Modelagem de Sistemas por meio da UML: diagrama de casos de uso e diagrama de atividades.
•Conceitos e fundamentos dos projetos de interface homem-máquina e de boa usabilidade.
•Princípios da avaliação de interfaces. 
•Introdução à metodologias de testes de software.

            

         •Histórico e evolução do gerenciamento de projetos e das metodologias de análise.

         •Processo de Desenvolvimento de Software. Ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas.

         •Representações gráficas no desenvolvimento de sistemas computacionais.

         •Técnicas de Levantamento de requisitos e casos de uso.

         •Fundamentos em orientação a objetos e modelagem de classes.

 

Noções básicas do protocolo HTTP; HTML; CSS; JavaScript; PHP.

Esse curso oferece o material didático da disciplina de Computação para o curso de Engenharia Ambiental.

Espaço dedicado a materiais relativos ao curso de PAC e Computação ministrado em 2018-1

Computação quinta 08h50-12h00

Destinado a alunos da turma 110230  do curso de Engenharia Mecânica.

Conhecimento de física, comportamento e fabricação de semicondutores

Administração de Materiais I

Estão disponibilizadas nas documentações de TCCs: Declarações de Orientação, Declarações de participação em Bancas, atas das Bancas e Aceites de Orientações de TCCs. Esses materiais devem ser acessados pelos orientadores e pelos membros de bancas de TCCs.

Programa experimental de Monitoria Virtual para alunos das turmas de Geografia . Este é um projeto de parceria entre as coordenações de Informática e Geografia, elaborado para apresentação na Sepex desde 2017 e para desenvolvimento em categoria de extensão. Professores Responsáveis: Prof. Rafael Castaneda (COINFO) e Prof. Márcio Araújo (Coordenador GEO).