Artigo aprovado no Woman in Information Technology – Análise do gênero de pesquisadores em eventos do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

Artigo aprovado no Woman in Information Technology, evento base do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Acesse aqui.

Análise do gênero de pesquisadores em eventos do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

Resumo: De acordo com a UNESCO, ao direcionarmos o foco para o âmbito da computação, torna-se ainda mais evidente a sub-representação das mulheres, tanto no cenário acadêmico, quanto profissional: apenas 5% dos profissionais de desenvolvimento de software são mulheres e em 61 de 115 países as graduadas em Ciência da Computação representam menos de 30% dos formandos. Assim, o cenário de desigualdade de gênero nas áreas de Tecnologia é perceptível em eventos ou competições do ramo. Nesse contexto, este trabalho objetiva realizar uma análise comparativa e quantitativa do gênero dos participantes da modalidade de Programação Nível 2 da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) para compreender a representatividade feminina neste nível..