PPCIC scriptLattes

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 28

2020

1.   2020-Atual. Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para um Campus Inclusivo
Descrição: Projeto referente ao Edital da FAPERJ Programa Jovens Talentos 2020. Este projeto tem como objetivo investigar soluções e desenvolver Tecnologias Assistivas (TAs) utilizando recursos tecnológicos para fomentar a educação inclusiva no Campus Petrópolis do CEFET/RJ. Mais especificamente, neste projeto, pretendemos investigar e implementar soluções de TA para indivíduos Surdos e com baixa visão de modo que possam realizar visitas inclusivas, realizando indicações visuais de espaços, salas de aula e laboratórios do Campus, além de audiodescrições sobre espaços específicos do prédio histórico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Felipe da Rocha Henriques - Coordenador.
Membro: Felipe da Rocha Henriques.

2019

1.   2019-Atual. Analise Estocastica Avancada de Algoritmos de Filtragem Adaptativa
Descrição: Devido ao seu baixo custo computacional e capacidade de se adaptar a mudanças nos sistemas subjacentes, algoritmos de filtragem adaptativa são importantes em aplicações cruciais e frequentes nos dias de hoje, tais como controle adaptativo, cancelamento de eco acústico, equalização de canais e predição de séries temporais. Parte do poder destes algoritmos deriva do fato de que eles prescindem de informações a priori detalhadas sobre os sinais envolvidos. Embora muito valorizadas na literatura, técnicas de análise destes algoritmos normalmente falham em prover garantias acuradas de desempenho e estabilidade, principalmente devido à adoção de hipóteses simplificadoras irrealistas. Entre estas, cumpre ressaltar a hipótese da independência, a qual preconiza independência estatística entre as amostras do sinal de entrada e os coeficientes adaptativos. Embora tal hipótese implique predições teóricas razoáveis para valores de fatores de aprendizagem reduzidos, elas não são capazes de modelar com precisão o desempenho do algoritmo quanto tais fatores assumem valores de maior magnitude. Como a região de instabilidade destes algoritmos ocorre nesta condição, estes modelos não são capazes de fornecer limitantes superiores teóricos acurados para o fator de aprendizagem, bem como tendem a não prover garantias de desempenho razoáveis. Para atenuar estas limitações, foi proposta na literatura a chamada análise de esperança exata, a qual não se vale da hipótese da independência. Esta técnica apresenta predições mais aderentes aos resultados empíricos, sendo capaz de prover diretrizes mais realistas para o projetista. Neste projeto, diversas extensões da técnica de análise de esperança exata são propostas, tais como a aplicação em novos algoritmos (os quais ainda não foram objeto desta análise), análise de identificação de plantas não lineares, aplicação em estatísticas de mais alta ordem relacionadas ao estimador e adoção de fatores de aprendizado variantes no tempo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diego Barreto Haddad - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Diego Barreto Haddad.
2.   2019-Atual. Auxilio no desenvolvimento tecnologia de drones (aereos, terrestres ou maritimos) para competicoes.
Descrição: Envolve o desenvolvimento de novos hardwares e softwares para aplicar em qualquer tipo de drone destinado, de forma principal, para competições. Recebeu fomento do Edital 02/2019 da Faperj, no valor de R$ 12.974,00. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Joao Roberto de Toledo Quadros - Coordenador. Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
Membro: Joao Roberto de Toledo Quadros.
3.   2019-Atual. Estudos em Teoria Algebrica de Grafos
Descrição: A Teoria dos Grafos é uma área da matemática discreta que tem sido explorada na modelagem de diversos problemas da vida real. Algumas áreas com origem e forte conexão na Teoria dos Grafos são a Ciência de Redes e a Teoria Algébrica de Grafos. Neste projeto a principal abordagem está relacionada a Teoria Algébrica de Grafos (TAG) que atua na fronteira entre a Álgebra, Álgebra Linear e a Teoria dos Grafos. A TAG objetiva relacionar o autoespaço de matrizes associadas a grafos aos seus invariantes. As matrizes que têm ganho maior atenção na literatura da área são as matrizes de adjacência, laplaciana e laplaciana sem sinal. Os estudos mostram que os autovalores e autovetores associados a estas matrizes têm forte conexão com parâmetros estruturais e algébricos dos grafos, tais como conectividade de vértice e aresta, número cromático, conjuntos de corte e tamanho da maior clique, dentre outros. Nesse cenário, essa proposta de projeto consiste em dar continuidade às pesquisas já iniciadas pelo proponente em duas grandes áreas de atuação: (i) investigar propriedades algébricas de grafos a partir da análise do espectro das matrizes associados a estes grafos. Em particular, estamos interessados na determinação de grafos com autovalores inteiros; (ii) estudar o problema de Nordhaus-Gaddum para os autovalores de matrizes associadas a grafos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador / Nikiforov, Vladimir - Integrante / Ali Mohammadian - Integrante / Vilmar Trevisan - Integrante / Oliveira, C. S. (Carla Silva Oliveira) - Integrante / Saieed Akbari - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 3
Membro: Leonardo Silva de Lima.
4.   2019-Atual. Modelagem e Tecnologia Ambiental para Problemas Diretos e Inversos em Desastres Naturais, Transporte de Poluentes e Hidrodinamica Costeira
Descrição: Esse projeto tem por objetivo central desenvolver ferramentas para modelagem e tecnologia ambiental visando solucionar problemas diretos e inversos aplicados na mitigação de desastres naturais e na simulação do transporte de poluentes, bem como no estudo de casos envolvendo hidrodinâmica costeira. As atividades de pesquisa previstas no escopo desta proposta se dividem em três núcleos principais de atuação: (i) Estudos Hidrológicos e Previsão dos Efeitos de Desastres Ambientais Naturais; (ii) Estudos Hidrológicos e Previsão do Transporte de Poluentes; e (iii) Estudos da Hidrodinâmica Costeira e Previsão de Deriva Oceânica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Diego Nunes Brandão - Integrante / Ademilton Luis de Souza - Integrante / Antônio José da Silva Neto - Coordenador / Pedro Paulo Gomes Watts - Integrante / Jader Lugon Jr. - Integrante / Wagner Rambaldi Telles - Integrante / DIEGO C. KNUPP - Integrante / João Flávio V. Vasconcellos - Integrante / Leôncio D. T. Câmara - Integrante / Luiz A. S. Abreu - Integrante / Luiz Bevilacqua - Integrante / Simone Vasconcellos Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Diego Nunes Brandao.
5.   2019-Atual. Metodos resilientes a nao-estacionariedade no contexto de Ciencia de Dados
Descrição: Processo: 303536/2018-7, Programa: PQ 2018, Valor financiado: R$39.600,00. O fenômeno do Big Data vem sendo produzido pelas ciências, empresas e governos. Ele se apresenta como um dos grandes desafios para a atual sociedade do conhecimento. A necessidade de extração de conhecimento no contexto de Ciência de Dados cresce significativamente, recaindo na exploração de métodos de Mineração de Dados para predição, classificação e descoberta de padrões. Diversos dos fenômenos estudados correspondem a ambientes não-estacionários, frequentemente associados ao tempo e espaço. Tal propriedade torna a Mineração de Dados bem mais complexa. Este projeto de pesquisa visa aumentar a eficiência e eficácia das abordagens nestes ambientes, focando-se tanto na gerência quanto na análise de dados. Para tanto, pretende-se atuar em três frentes de trabalho: (i) gerência de dados, (ii) métodos para descoberta de padrões, (iii) métodos de predição. A pesquisa combina o estudo aplicado de séries espaço-temporais com as pesquisas básicas em gerência e análise de dados visando entender a fundo em que circunstâncias tais abordagens podem ser refinadas para apoiar a não-estacionariedade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado profissional: (10) / Doutorado: (2) . Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Eduardo Soares Ogasawara.
6.   2019-Atual. Novos Metodos em Otimizacao e Visao Computacional
Descrição: Desafios tecnológicos importantes, tais como robótica, geração distribuída de energia elétrica, inspeção de usinas fotovoltaicas, controle adaptativo, reconhecimento de padrões, detecção de anomalias frequentemente, cancelamento de eco em redes telefônicas, predição de séries temporais, são resolvidos mediante o uso de sistemas robóticos em conjunto com tecnicas de otimização. O mesmo se aplica às técnicas de visão computacional, as quais almejam extrair informações de alto nível a partir de sinais de imagem ou de vídeo. Este projeto de pesquisa multidisciplinar tem como foco o avanço de técnicas de otimização, robótica e de visão computacional situadas no estado da arte. Os avanços nas técnicas de visão computacional e nos recursos de /textit{hardware} permitiram um uso mais significativo de imagens e Veículos Aéreos não Tripuláveis (VANTs) em ambientes industriais para aplicações de inspeção e manutenção. Além disso, inspeções periódicas são de grande importância na prevenção de falhas. Falhas em equipamentos elétricos podem criar pontos de estresse térmico devido a um aumento de resistência, que podem ser detectados através de técnicas de visão computacional. Considerando componentes de linhas de transmissão ou sistemas fotovoltaicos de grande porte, as falhas podem provocar efeito cascata no sistema elétrico. Devido a isso, uma das proposições deste trabalho consiste em desenvolver um sistema semiautônomo de inspeção utilizando VANTs e visão computacional. Uma grande motivação para esta pesquisa é o fato da pouca disponibilidade de tecnologias no mercado capazes de serem aplicadas de maneira simples, com pouca intervenção, baixo custo e alta confiabilidade. Outro tema no qual este projeto pretende efetuar contribuições é no processamento adaptativo de sinais. Afinal, algoritmos de filtragem adaptativa são mecanismos de otimização que se ajustam às variações estatísticas dos sinais envolvidos, os quais exigem um judicioso ajuste de seus parâmetros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diego Barreto Haddad - Coordenador.
Membro: Diego Barreto Haddad.
7.   2019-Atual. Offloading em Fog Computing para Aplicacoes Inteligentes, Autonomas e de IoT
Descrição: Essa pesquisa visa investigar as abordagens de offloading que podem ocorrer entre nós de IoT, sensores, nós da fog ou da nuvem, e usá-las para permitir serviços orientados a dados que endereçam problemas relacionados a demanda por recursos para processamento, armazenamento e análise desses dados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafaelli de Carvalho Coutinho - Coordenador / Ubiratam Carvalho de Paula Junior - Integrante / Rafael Burlamaqui Amaral - Integrante / Gabriel Matos Araujo - Integrante / Marcel William Rocha da Silva - Integrante. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Rafaelli de Carvalho Coutinho.
8.   2019-Atual. Otimizacao em Redes de Servico Inteligentes
Descrição: O crescimento populacional das cidades e a escassez de recursos ambientais acentuam a necessidade por uma administração e operação da infraestrutura urbana visando a eficiência, redução de custos e sustentabilidade. A partir do uso de tecnologias, coleta de dados e análise de informações, emerge o conceito de quot;cidades inteligentesquot;, cujas infraestruturas são integradas a partir de quot;redes de serviço inteligentesquot; de água, energia, gás e transporte. Neste projeto serão investigados o planejamento, operação e manutenção de redes inteligentes, propondo um conjunto de formulações matemáticas e metodologias de solução para os problemas de otimização relacionados.As metodologias serão fundamentadas em programação matemática, otimização em grafos e combinatória, programação dinâmica, heurísticas construtivas, metaheurísticas e interpretação de dados através de aprendizado de máquina, com potencial de serem incorporadas em sistemas de apoio à tomada de decisão das concessionárias e governos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (4) . Integrantes: Laura Silva de Assis - Integrante / Fábio Luiz Usberti - Coordenador / Christiano Lyra Filho - Integrante / Celso Cavellucci - Integrante / José Federico Vizcaino González - Integrante / Lucas Porto Maziero - Integrante / ARAKAKI, RAFAEL KENDY - Integrante / Ellen Marianne Bernal Cavalheiro - Integrante / Petra Maria Bartmeyer - Integrante / matheus diógenes andrade - Integrante / daví rodrigues - Integrante / Julia ramos beltrão - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Laura Silva de Assis.
9.   2019-Atual. Programa de Pos-graduacao em Ciencia da Computacao
Descrição: Processo: E-26/010.001353/2019, Programa: FAPERJ Apoio Emergencial a Programas de Pós-graduação do Rio de Janeiro, Valor financiado: R$39.879,98. O Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do CEFET/RJ engloba o curso de Mestrado em Ciência da Computação. O Programa foi aprovado pelo CTC da CAPES em abril/2016. O PPCIC está inserido na área de conhecimento e área de concentração de Ciência da Computação. Em 2016, o programa passou por sua primeira avaliação, recebendo conceito bom em todos os quesitos aplicáveis da CAPES, porém foi classificado como nível 3 dada a não existência de egressos naquele momento. O PPCIC visa a formação de egressos capacitados para pesquisar, ensinar e desenvolver conhecimento científico e tecnológico na área de Ciência da Computação. Em particular, o programa tem uma ênfase na formação dos cientistas de dados, profissional com visão multidisciplinar, responsável por formular problemas sob uma perspectiva centrada em dados, transformando-os em conhecimento. Essa abordagem adotada por nosso grupo está aderente ao processo multidisciplinar da Computação. O PPCIC está organizado nas linhas Análise de Dados e Aplicações e Aprendizado de Máquina e Otimização, as quais contemplam um conjunto de projetos de pesquisa. O programa tem quatorze docentes, treze disciplinas e infraestrutura de laboratórios e biblioteca.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (45) . Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador.
Membro: Eduardo Soares Ogasawara.
10.   2019-Atual. Sistema de Monitoramento Remoto e Prevencao de Deslizamentos Baseado em Redes de Sensores Subterraneos Sem Fio
Descrição: Projeto FAPERJ APQ1-2019 no valor de R$ 36.212,00.#10;O objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento de um sistema de monitoramento remoto para prevenção de deslizamentos de terra baseado em Redes de Sensores Subterrâneos Sem fio, o qual poderá ser testado e aplicado à região de Petrópolis/RJ. O sistema será composto por nós sensores dispostos debaixo da terra que se comunicam utilizando uma rede sem fio. Em cada região de interesse, esses nós medem especificamente umidade do solo e enviam suas informações para uma estação base que está conectada à Internet. As informações podem ser enviadas para um centro de controle e alarmes serem emitidos quando a rede infere sobre a possibilidade de deslizamento. Pretende-se desenvolver uma aplicação para dispositivos móveis de modo a dar capilaridade ao sistema e tornar mais rápida as tomadas de decisão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Felipe da Rocha Henriques - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
Membro: Felipe da Rocha Henriques.
11.   2019-2020. XXV Simposio Brasileiro de Sistemas Multimidia e Web
Descrição: Execução do XXV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web – WebMedia. O evento será realizado no campus Maracanã do CEFET/RJ e visa reunir pesquisadores acadêmicos e profissionais áreas de Multimídia, Hipermídia e Web. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e cooperação da ACM e seus grupos de interesse SIGMM e SIGWEB.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Joel André Ferreira dos Santos - Coordenador / Débora Christina Muchaluat Saade - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Joel Andre Ferreira dos Santos.

2018

1.   2018-Atual. Algoritmos, Modelos Combinatorios e Aplicacoes (FAPERJ/JCNE)
Descrição: Algoritmos são o conceito mais fundamental da Ciência da Computação. Seu estudo remete a teorias básicas como a Complexidade Computacional e a Computabilidade. Por outro lado, o projeto de algoritmos, acompanhado de todos os seus paradigmas - algoritmos sequenciais, paralelos, distribuídos, randomizados, aproximativos, quânticos, dentre outros - permite a aplicação do computador na resolução de problemas nos mais diversos campos do conhecimento. No presente projeto, buscamos investigar o conceito de algoritmo em todas as suas dimensões, investigando desde a adequação de modelos e paradigmas a diversos campos do conhecimento, até o desenvolvimento de algoritmos aplicados a cenários práticos. Como ferramenta essencial ao desenvolvimento de algoritmos, a modelagem combinatória será investigada de diversas formas no presente projeto. Por um lado, a investigação de problemas combinatórios permite alcançar um entendimento amplo e profundo a respeito das possibilidades e das limitações de algoritmos. Por outro lado, a matemática combinatória é essencial ao desenvolvimento de estruturas de dados que suportam a execução de algoritmos eficientes. O projeto será coordenado por Raphael Machado, bolsista PQ-2 do CNPq, com experiência na coordenação de projetos Faperj (INST, APQ1, TECNOVA), Finep (TI-Maior) e CNPq (Universal, RHAE), e atuante nas mais diversas áreas da computação teórica e aplicada, tais como complexidade computacional, criptografia e protocolos de segurança, segurança de aplicações, biologia computacional, geometria computacional, teoria dos grafos, dentre outras. O projeto tem apoio da Faperj, por meio da chamada JCNE (Jovem Cientista do Nosso Estado) 2017, no valor de R$75.600, Processo E-26/203.232/2017.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (7) . Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Raphael Carlos Santos Machado.
2.   2018-Atual. Gerencia e Analise de Series Espaco-Temporais: Metodos Aplicacoes
Descrição: Processo: E-26/203.239/2017, Programa: Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), Valor financiado: R$75.600,00. O tratamento do dilúvio de dados que vêm sendo produzido pelas ciências, corporações e por bilhões de usuários de serviços de Internet globais se apresenta como um dos grandes desafios para a atual sociedade do conhecimento. A necessidade de gerência, análise e extração de conhecimento a partir desses dados cresce significativamente. Um subconjunto de aplicações relevantes nesse processo engloba o estudo de séries temporais e espaço-temporais. A Mineração de Dados em séries espaço-temporais comumente recai na exploração de métodos de representação, transformação, predição, classificação e padrões frequentes. Para cada método, existem inúmeros algoritmos. A solução de um determinado problema pode envolver a combinação de diferentes métodos e algoritmos. Este projeto de pesquisa visa contribuir para o aumento da eficiência e eficácia das abordagens na gerência e análise de dados de séries espaço-temporais em diferentes aplicações. Para tanto, pretende-se atuar em três frentes: (i) Gerência de dados, (ii) Métodos de pré-processamento e análise de dados, (iii) Aplicações em problemas de predição, classificação e padrões frequentes. A pesquisa combina o estudo aplicado de séries temporais e espaço-temporais em problemas de Mineração de Dados com as pesquisas básicas em gerência e análise de dados visando entender a fundo em quais circunstâncias tais abordagens podem ser refinadas para apoiar às séries espaço-temporais. A partir dessa compreensão, será possível investir com propriedade na resolução de problemas reais propostos para cenários de predição, classificação e padrões frequentes em séries espaço-temporais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Bolsa.
Membro: Eduardo Soares Ogasawara.
3.   2018-Atual. Rumo a um Framework Computacional baseado em Nuvem para Ciencia de Dados em Producao Energetica
Descrição: Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa Institucionais do CEFET/RJ (APP-CAMPI 2018) Esse projeto consiste no desenvolvimento de um framework computacional baseado em nuvem para prover recursos necessários para extração, armazenamento, avaliação e processamento de dados em sistemas fotovoltaicos. Este framework contribuirá para análises mais detalhadas dos dados coletados e processamentos mais eficientes, permitindo também a visualização dos dados em estações de trabalho e a otimização de tomadas de decisões.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Rafaelli de Carvalho Coutinho - Coordenador / Ubiratam Carvalho de Paula Junior - Integrante / Rafael Burlamaqui Amaral - Integrante / Guilherme Amaral do Prado Campos - Integrante / Wellington Wallace Miguel Melo - Integrante. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Outra.Número de orientações: 2
Membro: Rafaelli de Carvalho Coutinho.
4.   2018-Atual. Sistema de Monitoramento Remoto e Prevencao de Deslizamentos Baseado em Redes de Sensores Subterraneos Sem Fio
Descrição: Neste projeto, é proposto o desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento Remoto para áreas com risco de deslizamentos utilizando uma Rede de Sensores Subterrâneos Sem Fio. Nesse tipo de rede, os nós sensores tipicamente são dispostos debaixo do solo e coletam dados de umidade. Os nós se comunicam utilizando algum padrão de rede sem fio, tais como IEEE 802.11 ou IEEE 802.15.4, e os dados são enviados a uma estação base, nó sorvedouro, que pode ser usada como gateway para a Internet. Assim sendo, as informações coletadas pelos nós sensores podem estar disponíveis em uma central de operações da Prefeitura ou em qualquer local que se tenha conexão à Internet, assim como no paradigma da Internet das Coisas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Laura Silva de Assis - Integrante / Felipe da Rocha Henriques - Coordenador / Jurair Rosa de Paula Junior - Integrante. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Auxílio financeiro.
Membro: Laura Silva de Assis.
Descrição: Projeto de pesquisa APP-CAMPI 2018 no valor de R$20.000,00. #10;O objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento de um sistema de monitoramento remoto para prevenção de deslizamentos de terra baseado em Redes de Sensores Subterrâneos Sem fio, o qual poderá ser testado e aplicado à região de Petrópolis/RJ.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Felipe da Rocha Henriques - Coordenador / Laura Silva de Assis - Integrante / Jurair Rosa de Paula Junior - Integrante. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Auxílio financeiro.
Membro: Felipe da Rocha Henriques.

2017

1.   2017-Atual. Abordagens Computacionais para a Simulacao de Trafego Urbano.
Descrição: O presente projeto visa o desenvolvimento de modelos e métodos computacionalmente eficientes para simulação de tráfego urbano. Os modelos nessa área podem servir para o desenvolvimento planejado das melhores malhas urbanas que atendam de forma satisfatória o trânsito naquela região observando a quantidade de habitantes, ou sugerir rotas alternativas em malhas já consolidadas a partir de dados que permitam prever antecipadamente a situação do tráfego. Dada a complexidade do problema abordado serão estudadas duas abordagens distintas: na primeira serão utilizados modelos de otimização combinatória (o conhecido Problema de Planejamento de Redes com Equilíbrio de Tráfego (PPR-ETU) para o planejamento de malhas viárias; e, na segunda modelos microscópicos denominados autômatos celulares (AC) que permitem prever o comportamento do trânsito em malhas conhecidas a piori. O PPR-ETU é definido sobre um grafo G(V,A), onde V é um conjunto de nós, que representam locais, e A = A1 U A2 é um conjunto de arcos não capacitados que representam um caminho entre dois locais. Pode-se#10;considerar o PPR-ETU como sendo um problema que visa construir ou redimensionar uma rede com custo mínimo, visando também uma melhoria na distribuição do fluxo enviado por ela. Para o PPR-ETU objetiva-se apresentar novos métodos exatos, heurísticos e híbridos, além de realizar testes computacionais para validar a eficiência de cada método proposto. Já os AC são modelos probabilístico que permitirão avaliar o comportamento do trânsito em situações de acidente, permitindo que gestores planejem antecipadamente rotas alternativas e sugiram aos condutores na tentativa de reduzir congestionamentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Diego Nunes Brandão - Coordenador / Sanderson Lincoln de Oliveira Gonzaga - Integrante / Juliany Sales Brandão - Integrante / Ueverton dos Santos Souza - Integrante / Raphael Carlos Santos Machado - Integrante / Ana Luísa Carvalho Furtado - Integrante / Pedro Henrique Gonzalez Silva - Integrante / Wellington Wallace Miguel Melo - Integrante. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Outra.
Membro: Diego Nunes Brandao.
2.   2017-Atual. Algoritmos, Combinatoria e Aplicacoes (CNPq/Universal)
Descrição: Trata-se de projeto para apoiar as atividades de pesquisa de Raphael Carlos Santos Machado, pesquisador do Inmetro doutorado pelo PESC/COPPE/UFRJ em janeiro de 2010 e que vem atuando ativamente em temas fundamentais de pesquisa em Computa c~ao, assim como em linhas de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnol ógico, inova ção e suas aplica ções na Ind ústria e na Sociedade. O projeto tem por objetivo central a consolida ção da Computa ção como uma ciência báasica, mas que possui aplica ção nas mais diversas areas, impactando de maneira ampla todos os setores da Ind ústria e da Sociedade. O projeto é apoiado pelo CNPq, chamada Universal 2016, recebendo total de R$ 26.961,30. (Outorga Processo: 421007/2016-8 Chamada: Universal 01/2016 - Faixa A - até R$ 30.000,00.). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Coordenador.
Membro: Raphael Carlos Santos Machado.
3.   2017-Atual. Computacao Orientada a Dados: Novos Modelos para a Eficiencia Computacional e suas Aplicacoes a Problemas Praticos
Descrição: O presente projeto visa dar suporte às pesquisas desenvolvidas por seis jovens pesquisadores de elevada produtividade atuando nas áreas de Análise e Projeto de Algoritmos, Otimização Combinatória, Bancos de Dados e Engenharia de Software. O objetivo do projeto é, por meio do apoio a estes jovens pesquisadores e do incentivo à colaboração e pesquisas conjuntas, viabilizar o desenvolvimento de abordagens para a solução dos novos problemas computacionais, os quais caracterizam-se pela necessidade de processamento inteligente e eficiente de grandes volumes de dados e que, portanto, demandam a aplicação de novas ferramentas oriundas de disciplinas tais como estatística, probabilidade, métodos numéricos e aprendizado de máquina em complemento às ferramentas clássicas da Computação. A equipe do projeto é adequada para assumir o desafio proposto. A equipe principal é composta por seis pesquisadores de elevada produtividade - todos eles bolsistas CNPq/PQ-2, sendo quatro Jovens Cientistas do Nosso Estado pela FAPERJ - e que terão apoio de outros cinco pesquisadores sêniores também de elevada produtividade e reconhecimento científico - são quatro bolsistas CNPq/PQ-1A e uma bolsista CNPq/PQ-1D. Os pesquisadores do presente projeto de pesquisa possuem vínculos com instituições de perfis diversos, incluindo um centro de pesquisas federal (Inmetro), uma escola técnica federal (CEFET/RJ), uma universidade estadual (UERJ), um instituto universitário de computação em consolidação (IC/UFF) e um instituto universitário tradicional na área de computação (COPPE/UFRJ). Os recursos do presente projeto serão aplicados na implantação de laboratórios onde atuarão os pesquisadores principais do presente projeto. Precisamente, está previsto o apoio ao Laboratório de Computação Aplicada no CEFET/RJ, ao Laboratório de Gerenciamento de Versão e Configuração de Software na UFF, ao Laboratório de Computação, Metrologia e Qualidade no Inmetro, além da aquisição de equipamentos (computadores) e custeio de viagens (participação em eventos) para os pesquisadores principais. A presença de uma equipe de pesquisa multidisciplinar como a presente equipe viabiliza a execução de um espectro de linhas de pesquisa que vão desde as mais teóricas - tais como Projeto de Algoritmos e Análise de Complexidade Computacionais - passando pelo desenvolvimento de ferramentas genéricas - com base em otimização combinatória e métodos estatísticos - até a pesquisa aplicada a problemas computacionais concretos - e aí, podemos citar o gerenciamento de repositórios de software, a análise de dados em smart cities, a segurança orientada a dados, dentre outras. Como resultados do presente projeto, estão previstos, não apenas, avanços científicos nas disciplinas relacionadas ao projeto, mas também a formação de recursos humanos, a evolução nos conteúdos curriculares dos cursos de Computação, e o desenvolvimento de aplicativos de software para solucionar problemas práticos, além, é claro, a implantação de laboratórios no CEFET/RJ, na UFF e no Inmetro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Raphael Carlos Santos Machado.
4.   2017-Atual. Desenvolvimento de um Servico de Geracao de Numeros Aleatorios para Aplicacoes em Criptografia e Seguranca (FAPESP/MCTI/MC/CGI)
Descrição: O projeto tem por objetivo central o desenvolvimento de um serviço oficial de geração de números aleatórios para aplicações em criptografia e protocolos de segurança. O serviço estará calcado nos princípios gerais da metrologia, fazendo uso das ferramentas de rastreabilidade e comparações interlaboratoriais para garantir a ``qualidade'' da fonte de entropia do sistema. Adicionalmente, serão investigados os aspectos científicos associados à geração de números aleatórios, incluindo eventos físicos a serem utilizados como fonte de entropia, algoritmos de geração de números pseudo-aleatórios, e protocolos baseados em ``beacons''. O projeto é apoiado pela FAPESP, chamada FAPESP/MCTI/MC/CGI 2015, no valor de R$180mil, processo 2015/24480-7.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Raphael Carlos Santos Machado - Coordenador / Rust - Integrante / Jayme Szwarcfiter - Integrante / Luiz Vicente Gomes Tarelho - Integrante / LEONARDO COSTA RIBEIRO - Integrante / Jeroen van der Graaf - Integrante / Routo Torada - Integrante / Mario Benevides - Integrante / Wladmir Chapetta - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Raphael Carlos Santos Machado.
5.   2017-Atual. Desenvolvimento e Analise de Algoritmos de Processamento Adaptativo e Distribuido de Sinais
Descrição: Projeto Universal (CNPq). Desenvolvimento e Análise de Algoritmos de Processamento Adaptativo e Distribuído de Sinais. (Processo: 431215/2016-2). O grupo apresenta cooperação com pesquisadores internacionais, desenvolvendo pesquisas associadas a diversos programas de pós-graduação e institutos, dentre os quais: PPEEL (Programa de Engenharia Elétrica - CEFET/RJ), PPCIC (Programa de Ciência da Computação - CEFET/RJ), PPGIO (Programa de Instrumentação e Óptica Aplicadas - CEFET/RJ-UFF), IC (Instituto de Computação - UFF), LNCC e COPPE/UFRJ.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Laura Silva de Assis - Integrante / Diego Barreto Haddad - Coordenador / Luís Domingues Tomé Jardim Tarrataca - Integrante / Jurair Rosa de Paula Junior - Integrante / Douglas de Oliveira Cardoso - Integrante / Pedro Carlos da Silva Lara - Integrante / Rafael Saraiva Campos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Laura Silva de Assis.
6.   2017-2019. Monitoramento e Transmissao Eficiente de Dados Medicos na Internet das Coisas
Descrição: Projeto de pesquisa APP-CAMPI 2017 no valor de R$14.450,00. #10;O objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento de uma aplicação de Redes de Sensores para o Corpo Humano para o monitoramento remoto de pacientes. Através da aplicação desenvolvida, pretende-se realizar a detecção de quedas em indivíduos com mobilidade reduzida, além de realizar medidas de dados biométricos#10;do possível paciente, como sinais de eletrocardiograma. Um alerta será enviado a um cuidador (ou médico), assim como os dados coletados através de uma rede sem fio. Além disso, pretende-se utilizar criptografia pós–quântica, trazendo segurança à transmissão dos dados médicos do paciente monitorado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Felipe da Rocha Henriques - Coordenador / André Felipe de Almeida Monteiro - Integrante / Pedro Carlos da Silva Lara - Integrante. Financiador(es): CEFET/RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Felipe da Rocha Henriques.
7.   2017-Atual. Metodos Hibridos em Otimizacao Combinatoria
Descrição: O objetivo deste projeto é estudar problemas de Otimização Combinatória e algumas de suas aplicações praticas. Em particular, podemos citar alguns problemas de interesse como o Problema de Planejamento de Redes com Rotas Ótimas para o Usuário (PPR-ROU), o Problema de Expansão de Redes de Transmissão de Energia Elétrica com Redimensionamento (TEP_R) e o Problema de Planejamento de Redes com Equilíbrio de Trafego para o Usuário (PPR-ETU). O PPR-ROU procura construir uma rede e realizar o planejamento de transporte de um conjunto de produtos, de forma que cada produto seja enviado através de seus respectivos caminhos mínimos na rede construída. Já o TEP_R, dado um conjunto de geradores, um conjunto de demandas e um conjunto de linhas de transmissão, visa obter uma rede de transmissão de energia elétrica de custo mínimo que atenda a um conjunto de demandas. O PPR-ETU é um problema que visa construir ou redimensionar uma rede com custo mínimo, visando também uma melhoria na distribuição do fluxo enviado por ela. Dentre as aplicações desses problemas podemos citar o transporte de lixo industrial visando a minimização dos gastos para as empresas de transporte e minimizando o risco à população em caso de acidentes, a expansão de redes de transmissão de energia elétrica e o redimensionamento de malhas urbanas visando a redução de congestionamentos. Desta forma este projeto pretende: (i) Realizar investigações teóricas sobre modelagem matemática, e (ii) desenvolver algoritmos híbridos para a resolução de instancias destes problemas. (COPET PP03-2017). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Henrique González Silva - Coordenador.
Membro: Pedro Henrique Gonzalez Silva.
8.   2017-Atual. Otimizacao da Sustentabilidade de Sistemas de Energia Eletrica
Descrição: O núcleo deste projeto é a criação, desenvolvimento e difusão de metodologias para aumentar a disponibilidade de energia elétrica limpa, confiável e renovável. O termo ''sustentabilidade'', adotado no título do projeto, abrange iniciativas de redução de perdas, melhoria da confiabilidade e uso otimizado de recursos, temas que caracterizam os objetivos específicos e metas do projeto. Esses objetivos apoiam-se na premissa de que os recursos já utilizados na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica podem ser melhor aproveitados pela sinergia da interação de conhecimentos em métodos matemáticos, engenharia elétrica e inteligência computacional. O projeto tem maior ênfase em ações e metas associadas a redes de distribuição, onde estão os maiores valores de perdas e a maior parte dos problemas de confiabilidade; por outro lado, grande parte das iniciativas atuais de inovações em sistemas elétricos é orientada para as redes de distribuição.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (3) . Integrantes: Laura Silva de Assis - Integrante / Fábio Luiz Usberti - Integrante / Christiano Lyra Filho - Coordenador / Celso Cavellucci - Integrante / José Federico Vizcaino González - Integrante / Andre Henrique Benetton Vergilio - Integrante / Lucas Porto Maziero - Integrante / ARAKAKI, RAFAEL KENDY - Integrante / Ellen Marianne Bernal Cavalheiro - Integrante / Petra Maria Bartmeyer - Integrante / Alan Caio Rodrigues Marques - Integrante / Rodrigo Barbosa de Lima - Integrante / Caio dos Santos - Integrante.
Membro: Laura Silva de Assis.
9.   2017-2019. Programa de Pos-graduacao em Ciencia da Computacao
Descrição: Processo: E-26/200.906/2017, Programa: FAPERJ Apio Emergencial a Programas de Pós-graduação do Rio de Janeiro, Valor financiado: R$45.000,00. O Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do CEFET/RJ, aprovado pelo CTC da CAPES em abril/2016, está inserido na área de conhecimento e área de concentração de Ciência da Computação. O PPCIC engloba o curso de Mestrado em Ciência da Computação e, por ser um programa recém criado, está avaliado como nível 3. O PPCIC visa a formação de egressos capacitados para pesquisar, ensinar e desenvolver conhecimento científico e tecnológico na área de Ciência da Computação. Em particular, o programa tem uma ênfase na formação dos cientistas de dados, profissional com visão multidisciplinar, responsável por formular problemas sob uma perspectiva centrada em dados, transformando-os em conhecimento. Por meio deste foco, o programa combina pesquisa básica com aplicada. Essa é uma característica presente no perfil dos pesquisadores do quadro docente atual e esperado para os futuros docentes a serem incorporados ao programa. Essa combinação estabelece uma estratégia promissora, uma vez que ao mesmo tempo em que se estabelece resultados teóricos que subsidiam a construção de novas aplicações para solução de questões práticas, os problemas práticos muitas vezes propiciam a elaboração de novos arcabouços teóricos. Essa abordagem adotada por nosso grupo está aderente ao processo multidisciplinar da Computação. O PPCIC está organizado nas linhas Gerência de Dados e Aplicações e Métodos Baseado em Dados, as quais contemplam um conjunto de projetos de pesquisa. O programa tem doze docentes, dez disciplinas e infraestrutura de laboratórios e biblioteca.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (44) . Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador. Financiador(es): FAPERJ - Bolsa.
Membro: Eduardo Soares Ogasawara.
10.   2017-Atual. Projeto de Pesquisa Multidisciplinar em Sistemas Eletronicos Industriais no Programa de Engenharia Eletrica do CEFET/RJ
Descrição: Projeto de Apoio Emergencial - BBP/PPG - FAIXA B, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Diego Barreto Haddad - Coordenador / Alessandro Rosa Lopes Zachi - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Diego Barreto Haddad.
11.   2017-Atual. Provisionamento de uma Infraestrutura de Nuvem de Computadores Interna aplicada a Projetos de Engenharia
Descrição: Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa Institucionais do CEFET/RJ (APP-CAMPI 2017) O objetivo é criar um ambiente de nuvem que auxilie o desenvolvimento de aplicações associadas a projetos de pesquisa, projetos de extensão e projetos finais de curso da área da engenharia no CEFET-RJ Campus Nova Iguaçu, que necessitem de processamento remoto, seja pela alta complexidade dos algoritmos utilizados ou pela necessidade de armazenamento de dados globais inerentes à aplicação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rafaelli de Carvalho Coutinho - Coordenador / Francisco Henrique de Freitas Viana - Integrante / Rafael Burlamaqui Amaral - Integrante. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
Membro: Rafaelli de Carvalho Coutinho.
12.   2017-2019. SciDISC - Scientific data analysis using Data-Intensive Scalable Computing
Descrição: This project is an international collaborative project between Brazil and France, funded by the French side. --Inria (France) supports "Associate Teams" to strengthen scientific collaboration between Inria project teams and top-level research teams worldwide. -- Data-intensive science requires the integration of two fairly different paradigms: high-performance computing (HPC) and data-intensive scalable computing (DISC). Spurred by the growing need to analyze big scientific data, the convergence between HPC and DISC has been a recent topic of interest. This project will address the grand challenge of scientific data analysis using DISC (SciDISC), by developing architectures and methods to combine simulation and data analysis. The expected results of the project are: new data analysis methods for SciDISC systems; the integration of these methods as software libraries in popular DISC systems, such as Apache Spark; and extensive validation on real scientific applications, by working with our scientific partners such as INRA and IRD in France and Petrobras and the National Research Institute (INCT) on e-medicine (MACC) in Brazil. https://www.inria.fr/en/associate-team/scidisc.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Integrante / Daniel Cardoso Moraes de Oliveira - Integrante / Marta Lima de Queiros Mattoso - Coordenador / Kary Ocana - Integrante / Fábio Porto - Integrante / Patrick Valduriez - Integrante / Esther Pacitti - Integrante / Alvaro L. G. A. Coutinho - Integrante / Florent Masseglia - Integrante / Dennis Shasha - Integrante / José Camata - Integrante / Ji Liu - Integrante. Financiador(es): Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique - Siège - Cooperação.
Membro: Eduardo Soares Ogasawara.


(*) Relatório criado com produções desde 2017 até 2020
Data de processamento: 13/01/2021 03:46:31