PPCIC scriptLattes

Joel Andre Ferreira dos Santos

Engenheiro de Telecomunicações (2009), Mestre (2012) e Doutor (2016) em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor da Escola de Informática e Computação (EIC) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), atuando em cursos relacionados à Ciência da Computação nos níveis Técnico, Graduação e Pós-Graduacão. Premiado por duas vezes durante a graduação no prêmio Walder Moreira para melhores alunos do departamento de Engenharia de Telecomunicações. Bolsista de iniciação científica (CNPq), Mestrado (CAPES) e Doutorado (CAPES e FAPERJ Nota 10). Pesquisador atuando desde 2006 em áreas relacionadas a multimídia, dentre as quais destacam-se: Autoria multimídia, Multissesorial mídia e TV digital. Pelo laboratório MídiaCom (UFF) participou do desenvolvimento da Linguagem XTemPlate 3.0 e das APIs aNa e aNaa. Durante intercâmbio na Universität Ulm, Alemanha, tive a oportunidade de trabalhar em projeto de pesquisa no OMI (Institut für Organization und Management von Informationssytemen). Como parte do programa Ciência sem Fronteiras trabalhei como pesquisador convidado no Inria (Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique) em Grenoble, França. Meu principais interesses de pesquisa são (i) linguagens e modelos de autoria multimídia, (ii) documentos multimídia distribuídos, (iii) documentos com estímulos multissensoriais e (iv) internet das coisas. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2355504392772411 (04/01/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Escola de Informática e Computação. Avenida Maracanã, 229 Maracanã 20271110 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 25663037
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Elétrica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2022-Atual. Educa 360 - Pesquisa e Inovacao em Experiencias Multissensoriais para Educacao
      Descrição: Programa: FAPERJ 28/2021 - Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro - Faixa A. Cada vez mais, são necessárias novas tecnologias para atrair os jovens e incentivar os seus estudos em todos os níveis, ampliando o acesso à educação de qualidade, em que o aluno é o centro de todo o processo de ensino e aprendizagem. O projeto temático Educa 360 visa pesquisar e desenvolver soluções inovadoras na área de multimídia multissensorial (mulsemídia) aplicadas à educação. Pretende-se evoluir o estado da arte em experiências multissensoriais incluindo realidade virtual e conteúdo 360 graus e aplicá-las para auxiliar o ensino e aprendizagem de alunos de escolas públicas. O projeto é uma parceria entre a UFF, UFRJ e CEFET/RJ e envolverá também colégios públicos do Estado do Rio de Janeiro nas cidades de Niterói e do Rio de Janeiro. Os principais objetivos do projeto são: proposta de novos modelos conceituais mulsemídia; proposta de framework conceitual para auxílio à aprendizagem imersiva; proposta de novas linguagens de autoria mulsemídia; proposta de novas ferramentas para autoria mulsemídia; proposta de novas soluções para extração automática de efeitos sensoriais a partir de conteúdo audiovisual 360 graus usando técnicas de inteligência artificial; proposta de novas máquinas de execução (formatadores) mulsemídia; proposta de jogos educativos multissensoriais; proposta de plataforma de SAR (Socially Assistive Robot) para auxílio à educação de crianças e proposta de experiências multimídia multissensoriais para auxílio ao ensino e aprendizagem. Como principais resultados, destacam-se a publicação de artigos completos em periódicos internacionais e em congressos científicos nacionais e internacionais; orientações de alunos dos programas de pós-graduação em Computação na UFF; em Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ; em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações na UFF; em Ciência da Computação no CEFET/RJ; além de registros de softwares e potenciais patentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Joel André Ferreira dos Santos - Integrante / Cláudia Werner - Integrante / Débora Christina Muchaluat Saade - Coordenador / Natália Castro Fernandes - Integrante / Flávio Luiz Seixas - Integrante / Célio Vinicius Neves de Albuquerque - Integrante / Flávia Coimbra Delicato - Integrante / Cristina Maria Carvalho Delou - Integrante / Diogo Menezes Ferrazani Mattos - Integrante / Luciana C. de Castro Salgado - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Joel Andre Ferreira dos Santos.
    2. 2022-Atual. Programa de Pos-graduacao em Ciencia da Computacao
      Descrição: Processo: E-26/210.903/2021 Programa: E_29/2021 - Apoio aos Programas e Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu do Estado do Rio de Janeiro - Faixa B. Valor Financiado: R$ 78.116,00 O Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do CEFET/RJ engloba o curso de Mestrado em Ciência da Computação. O Programa foi aprovado pelo CTC da CAPES em abril/2016. O PPCIC está inserido na área de conhecimento e área de concentração de Ciência da Computação. Em 2016, o programa passou por sua primeira avaliação, recebendo conceito bom em todos os quesitos aplicáveis da CAPES, porém foi classificado como nível 3 dada a não existência de egressos naquele momento. O PPCIC visa a formação de egressos capacitados para pesquisar, ensinar e desenvolver conhecimento científico e tecnológico na área de Ciência da Computação. Em particular, o programa tem uma ênfase na formação de cientistas de dados, profissional com visão multidisciplinar, responsável por formular problemas sob uma perspectiva centrada em dados, transformando-os em conhecimento. Essa abordagem adotada por nosso grupo está aderente ao processo multidisciplinar da Computação. O PPCIC está organizado nas linhas Análise de Dados e Aplicações e Aprendizado de Máquina e Otimização, as quais contemplam um conjunto de projetos de pesquisa. O programa tem treze docentes, dezesseis disciplinas e infraestrutura de laboratórios e biblioteca.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Joel André Ferreira dos Santos - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Joel Andre Ferreira dos Santos.
    3. 2022-Atual. Proveniencia de Dados e Realidade Virtual no apoio ao ensino de OM para pessoas com deficiencia visual
      Descrição: Programa: Universal 2021 - Faixa A - Grupos Emergentes. A Proveniência de Dados (PD) combinada às estratégias de Game Learning Analytics tem demonstrado importante papel nos processos decisórios de re-design de jogos sérios e no monitoramento dos estudantes pelos professores. Neste contexto, este projeto visa investigar como métodos de PD, Visualização de Dados e de Realidade Virtual (RV) podem ajudar professores de Orientação e Mobilidade (OM) no processo de ensino de OM para pessoas com deficiência visual (PDVs). No Brasil, dados do IBGE de 2019 indicam mais de 7 milhões de PDVs, sendo pelo menos 500 mil delas cegas totais. A aprendizagem e prática de OM impactam positivamente na capacidade de PDVs de discernir sua localização atual, estabelecer a posição de objetos no espaço, a direção a seguir ou o destino desejado. O uso de técnicas de gamificação e RV tem se mostrado como formas efetivas para promover a prática de OM com segurança e diversão. Um aluno PDV de OM pode explorar, em um ambiente virtual, lugares não conhecidos, sem estar fisicamente lá. Uma revisão sistemática conduzida pelos proponentes analisou 987 artigos, identificando 32 ambientes virtuais de OM seguindo esta estratégia, bem como uma carência por ferramentas para customização de mapas e acompanhamento detalhado de professores da interação do aluno com o ambiente. Neste sentido, o projeto visa integrar métodos de PD a um ambiente virtual de OM e ampliar os aspectos de customização, gamificação e acompanhamento da aprendizagem. O projeto seguirá uma estratégia de design centrado no usuário, tanto para levantar requisitos, quanto para avaliar a usabilidade e a acessibilidade das ferramentas de customização dos mapas e de visualização dos dados de proveniência obtidos a partir do uso de tais ambientes pelos alunos. Espera-se com isso que professores de OM tenham uma maior capacidade de estimar a evolução com o uso de tais práticas e ser capazes de personalizá-las para maximizar o engajamento e a aprendizagem de seus alunos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Joel André Ferreira dos Santos - Integrante / Glauco Fiorott Amorim - Integrante / Windson Viana - Coordenador / Myrna Amorim - Integrante / Agebson Rocha Façanha - Integrante / Fernando Trinta - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Joel Andre Ferreira dos Santos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (1)
        1. DOS SANTOS, J. A. F.. 1ª Semana de Telecomunicações - SeTel 2007. 2007. (Outro).. . 0.

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (1)
        • Joel André Ferreira dos Santos ⇔ Diego Nunes Brandão (1.0)
          1. RODRIGUES, R. O. ; SILVA JUNIOR, J. R. ; BRANDAO, D. N. ; DOS SANTOS, J. A. F.. An Approach for Sensory Effects Dispersion Simulation with Computational Fluid Dynamics. Em: Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (Webmedia), v. 1, 2022.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
            Qualis: Não identificado (Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (Webmedia))




      (*) Relatório criado com produções desde 2022 até 2022
      Data de processamento: 05/03/2024 22:21:22