PPCIC scriptLattes

Eduardo Soares Ogasawara

Eduardo Ogasawara é professor do Departamento de Ciência da Computação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ) desde 2010. É mestre e doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Entre 2000 e 2007, atuou na área de Tecnologia da Informação (TI), onde adquiriu ampla experiência em workflows e gerenciamento de projetos. Ele tem uma sólida experiência em banco de dados e seu principal interesse é Ciência de Dados. Atualmente está interessado em Mineração de Dados e Análise de Séries Temporais. Ele é membro do IEEE, ACM, INNS e SBC. Ao longo de sua carreira, apresentou um número consistente de artigos publicados e projetos aprovados por agências de fomento, como CNPq e FAPERJ. É editor associado do IEEE Latin America Transactions. Ele também é revisor de periódicos e conferências internacionais, incluindo SIAM Data Mining (SDM). Liderou a criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do CEFET/RJ, onde foi coordenador de 2016 a meados de 2021. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0528303491410251 (11/01/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, DIPPG. Av. Maracanã, 229 - Bloco E sala 504/23 Maracanã 20271110 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 25663179 Ramal: 238 URL da Homepage: http://eic.cefet-rj.br/~eogasawara/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2019-2022. Metodos resilientes a nao-estacionariedade no contexto de Ciencia de Dados
      Descrição: Processo: 303536/2018-7, Programa: PQ 2018, Valor financiado: R$39.600,00. O fenômeno do Big Data vem sendo produzido pelas ciências, empresas e governos. Ele se apresenta como um dos grandes desafios para a atual sociedade do conhecimento. A necessidade de extração de conhecimento no contexto de Ciência de Dados cresce significativamente, recaindo na exploração de métodos de Mineração de Dados para predição, classificação e descoberta de padrões. Diversos dos fenômenos estudados correspondem a ambientes não-estacionários, frequentemente associados ao tempo e espaço. Tal propriedade torna a Mineração de Dados bem mais complexa. Este projeto de pesquisa visa aumentar a eficiência e eficácia das abordagens nestes ambientes, focando-se tanto na gerência quanto na análise de dados. Para tanto, pretende-se atuar em três frentes de trabalho: (i) gerência de dados, (ii) métodos para descoberta de padrões, (iii) métodos de predição. A pesquisa combina o estudo aplicado de séries espaço-temporais com as pesquisas básicas em gerência e análise de dados visando entender a fundo em que circunstâncias tais abordagens podem ser refinadas para apoiar a não-estacionariedade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado profissional: (10) / Doutorado: (2) . Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Eduardo Soares Ogasawara.
    2. 2019-Atual. Programa de Pos-graduacao em Ciencia da Computacao
      Descrição: Processo: E-26/010.001353/2019, Programa: FAPERJ Apoio Emergencial a Programas de Pós-graduação do Rio de Janeiro, Valor financiado: R$39.879,98. O Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do CEFET/RJ engloba o curso de Mestrado em Ciência da Computação. O Programa foi aprovado pelo CTC da CAPES em abril/2016. O PPCIC está inserido na área de conhecimento e área de concentração de Ciência da Computação. Em 2016, o programa passou por sua primeira avaliação, recebendo conceito bom em todos os quesitos aplicáveis da CAPES, porém foi classificado como nível 3 dada a não existência de egressos naquele momento. O PPCIC visa a formação de egressos capacitados para pesquisar, ensinar e desenvolver conhecimento científico e tecnológico na área de Ciência da Computação. Em particular, o programa tem uma ênfase na formação dos cientistas de dados, profissional com visão multidisciplinar, responsável por formular problemas sob uma perspectiva centrada em dados, transformando-os em conhecimento. Essa abordagem adotada por nosso grupo está aderente ao processo multidisciplinar da Computação. O PPCIC está organizado nas linhas Análise de Dados e Aplicações e Aprendizado de Máquina e Otimização, as quais contemplam um conjunto de projetos de pesquisa. O programa tem quatorze docentes, treze disciplinas e infraestrutura de laboratórios e biblioteca.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (45) . Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador.
      Membro: Eduardo Soares Ogasawara.
    3. 2019-Atual. Data Analytics Lab
      Descrição: O Data Analytics Lab (DAL) foi formalizado junto ao diretório de grupos de pesquisa do CNPq em 2019 como um divisão do Grupo de Pesquisa em Pesquisa Aplicada (GPCA). A pesquisa é voltada em Data Analytics, Mineração de Dados e especialmente associada a análise de séries temporais. O Data Analytics Lab (DAL) centraliza a sua pesquisa em três principais frentes: Detecção de eventos Descoberta de padrões e motifs Predição http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9806930220192669. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (5) . Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador.
      Membro: Eduardo Soares Ogasawara.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Melhor artigo (best paper) (categoria: short, vision, industry): Modelo autorregressivo de integração adaptativa, SBBD - Simpósio Brasileiro de Banco de Dados.. 2019.
      Membro: Eduardo Soares Ogasawara.
    2. Aprovação da Bolsa de Produtividade em Pesquisa, CNPq.. 2019.
      Membro: Eduardo Soares Ogasawara.
    3. Melhores revisores, SBBD - Simpósio Brasileiro de Banco de Dados.. 2019.
      Membro: Eduardo Soares Ogasawara.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (4)
    1. AICCSA. Membro de Comitê de Programa. 2019. (Congresso).
    2. Brazilian e-Science Workshop.Membro de Comitê de Programa. 2019. (Oficina).
    3. CNMAC 2019. Membro de Comitê de Programa. 2019. (Congresso).
    4. Simpósio Brasileiro de Banco de Dados.Membro de Comitê de Programa. 2019. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. OGASAWARA, E.; DE OLIVEIRA, DANIEL. CSBC - XIII e-Science Workshop. 2019. Congresso
    2. OGASAWARA, E.; SANTOS, J.. VII Workshop da Escola de Informática Computação. 2019. Outro
    3. OGASAWARA, E.. IV Workshop da Escola de Informática Computação. 2016. (Outro).. . 0.
    4. OGASAWARA, E.. III Workshop da Escola de Informática e Computação. 2015. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2019 até 2019
Data de processamento: 05/03/2024 22:20:53