PPCIC

 

O curso de Mestrado em Ciência da Computação visa a formação de egressos capacitados para pesquisar, ensinar e desenvolver conhecimento científico e tecnológico na área de Ciência da Computação. Em particular, o programa tem uma ênfase na formação dos cientistas de dados, profissional com visão multidisciplinar, responsável por formular problemas sob uma perspectiva centrada em dados, transformando-os em conhecimento.

Por meio deste foco, o programa combina pesquisa básica com aplicada. Essa é uma característica presente no perfil dos pesquisadores do quadro docente atual e esperado para os futuros docentes a serem incorporados ao programa. Essa combinação estabelece uma estratégia promissora, uma vez que ao mesmo tempo em que se estabelece resultados teóricos que subsidiam a construção de novas aplicações para solução de questões práticas, os problemas práticos muitas vezes propiciam a elaboração de novos arcabouços teóricos. Essa abordagem adotada por nosso grupo está aderente ao processo multidisciplinar da Computação.

O programa está inserido na área de conhecimento e área de concentração de Ciência da Computação e está organizado nas linhas Gerência de Dados e Aplicações e Métodos Baseado em Dados, as quais contemplam um conjunto de projetos de pesquisa. O programa tem doze docentes, disciplinas centradas em Ciência de Dados e infraestrutura de laboratórios e biblioteca.