Solidariedade, Nucleação e Visibilidade

Indicadores de Solidariedade e Nucleação

A formação do PPCIC com quadro docente proveniente de diferentes campi (Maracanã, Nova Iguaçu e Petrópolis) fortalece a instituição como um todo, atende aos alunos que pretendem continuar seus estudos nas diferentes unidades e também fortalece os projetos pedagógicos das graduações relacionadas, uma vez que há um potencial de forte interação entre os níveis médio-técnico, graduação e pós-graduação. Essa estrutura verticalizada e distribuída é um diferencial marcante do CEFET/RJ e proporcionam diferentes oportunidades para ações de solidariedade e nucleação.

Alunos de outros programas do CEFET/RJ e de outras Instituições podem cursar disciplinas do PPCIC. Também existe a possibilidade de alunos ainda não vinculados a nenhum Programa de pós-graduação cursarem disciplinas do PPCIC (disciplinas isoladas). Existe regulamentação do CEFET/RJ sobre a inscrição em disciplinas isoladas, o que também permite que alunos com interesse pelo Programa possam efetivamente verificar se o PPCIC atende a suas expectativas antes de passarem pelo processo seletivo. No caso, podem ser cursadas até, no máximo três disciplinas nessa condição.

Cabe ressaltar também a presença de outras graduações e outros programas de pós-graduação do CEFET/RJ, como Engenharia de Produção e Sistemas (PPPRO), Engenharia Elétrica (PPEEL), Engenharia Mecânica e Tecnologia de Materiais (PPEMM) e Ensino de Ciências e Matemática (PPECM) onde há uma presença de discentes e docentes com interesse na área de extração de conhecimento a partir de dados. Esses programas podem ter forte associação com o PPCIC. De fato, essa sinergia já ocorre entre pesquisadores do PPCIC e do PPPRO.

Ressalta-se que alguns trabalhos de conclusão de curso na graduação já abordam questões de solidariedade e serão replicadas na pós-graduação. Como experiências recentes podem ser citadas: (i) o trabalho de conclusão de curso da aluna Rebecca Salles (hoje discente do PPCIC) que relacionava a previsão da temperatura de superfície do mar com a ocorrência de eventos climáticos extremos como secas no Nordeste, (ii) o trabalho de Carolina Bernhardt que apresenta um modelo de simulação para o atendimento aos pacientes de um Posto de Saúde, (iii) o trabalho de Rodrigo Cabral Marques que apresenta um sistema de informação que mapeia os impactos humanos, socioambientais e econômicos das extrações de recursos minerais, dentre outros.

O PPCIC também participa em projetos de cooperação solidária junto a Programas de Pós-Graduação por meio dos dois INCTs nos quais faz parte como laboratório associado. Tratam-se dos INCTs de Ciência de Dados (CID) e do e-Universo, respectivamente coordenados pelo LNCC e ON/LIneA. Por meio destes INCTs estamos com colaboração em andamento com os demais laboratórios associados de cada INCT.

Finalmente, as instalações do PPCIC também estão sendo utilizadas para o desenvolvimento de teses e dissertações de outros Programas do CEFET/RJ e de outras IES, o que potencializa o desenvolvimento dos demais programas e de instituições parceiras.

Acompanhamento de egressos

Dada a sua criação em 2016, o PPCIC ainda não possui egressos. Entretanto, desde a concepção, o PPCIC realiza ações no sentido de promover um bom acompanhamento de seus egressos. Desta forma, desde a inscrição no processo seletivo já são solicitadas informações socioeconômicas dos discentes. A partir das informações coletadas podemos construir o perfil dos discentes.

Uma vez que os discentes do Programa comecem a defender suas dissertações, o Programa pretende acompanhá-los. Uma iniciativa nesse sentido é a participação dos egressos nos workshops e seminários realizados na Escola de Informática e Computação (EIC), organizados pelos docentes do PPCIC.

A partir das defesas de dissertações, os egressos serão acompanhados. Com base nas informações coletadas poderemos analisá-los e compará-los frente ao perfil de egresso esperado. Tal análise será periódica para que seja possível ver o grau de empregabilidade e inserção no mercado dos egressos do PPCIC.

Visibilidade

Existem diversas ações de visibilidade do Programa, dentre as quais destacam-se: (i) Página do Programa e redes sociais, (ii) Acesso aos indicadores do Programa, (iii) Uso da plataforma Moodle, (iv) organização de eventos regionais e nacionais. (v) revista Cadernos de Computação Aplicada.

A página do PPCIC (http://eic.cefet-rj.br/ppcic) disponibiliza informações sobre o curso, área de concentração, linhas e projetos de pesquisa, disciplinas, corpo docente, alunos, processo seletivo, regulamentos e funcionamento do Programa. As dissertações e produtos (artefatos) produzidos também estarão disponibilizadas na página do PPCIC. O site está no formato bilíngue, o que amplia a visibilidade internacional do Programa.

Na página do Programa, os alunos também podem acessar toda a regulamentação referente ao curso e à concessão de bolsas, documentos e formulários diversos. As notícias referentes ao curso bem como um calendário dos eventos do mês são constantemente atualizadas. Existe autonomia para a realização de atualizações, que podem ser feitas tanto pela coordenação quanto pela equipe técnica-administrativa.

O Programa também dispõe de página na rede social do Facebook (http://www.facebook.com/eic.cefetrj). As informações postadas nas redes sociais possibilitam ampliar o alcance das informações contidas na página do Programa, como a divulgação das defesas, processo seletivo e eventos do Programa.

No que tange ao acesso aos indicadores do Programa, tais indicadores são disponibilizados na página do PPCIC (http://eic.cefet-rj.br/lattes). Essa iniciativa traz maior visibilidade e transparência. Estão sendo disponibilizados indicadores como produção em periódicos, produção em anais de congressos, produção técnica, orientações concluídas, orientações em andamento, grafo de colaboração e outras. Estas informações são atualizadas trimestralmente.

Na área de ensino, faz-se uso do Plataforma Moodle (http://eic.cefet-rj.br/moodle) para dar visibilidade aos discentes acerca dos conteúdos das disciplinas presenciais ministradas no curso de mestrado.

O PPCIC organiza seminários e workshops locais, possibilitando visibilidade dos assuntos pesquisados tanto por nossos docentes e discentes, quanto por pesquisadores convidados de outras instituições próximas: LNCC, UFRJ, UFF, Fiocruz, UERJ, dentre outras. Sempre que possível, docentes do PPCIC também procuram organizar eventos nacionais apoiados pela SBC. Como exemplo, tivemos a organização do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados em 2015, que foi organizado conjuntamente com o LNCC. Também são organizados alguns eventos internacionais, como o International Conference on Formal Aspects of Component Software, que foi organizado em conjunto com a UFF e UFRJ e o 9th International Conference on Bio-inspired Information and Communications Technologies – Special Track on Computational Intelligence for Information Security que foi organizado em conjunto com o INMETRO.

Finalmente, outra ação de grande visibilidade é a organização da revista Cadernos em Computação Aplicada, que tem por objetivo fomentar que alunos da graduação tenham familiaridade na pesquisa e despertem o interesse em realizar uma pós-graduação em Computação. Ela tem um proposta diferenciada, oferendo parecer mais didático aos alunos dos seus artigos submetidos. É importante ressaltar que o corpo editorial do periódico é composto por diversos pesquisadores do Brasil, incluindo LNCC, IME, Inmetro, UERJ, UFCE, UFF, UFRJ, UFRRJ.