Onde publicar artigos?

A área de Ciência da Computação entende como periódicos os veículos de divulgação com corpo editorial reconhecido, com avaliação pelos pares (pareceristas ad hoc), dotados de ISSN e que aparecem em bases de dados reconhecidas internacionalmente. As fontes de dados mais relevantes para a área são: ISI, Scopus, ACM, IEEE, SpringerLink, InterScience, ScienceDirect e Scielo.

A área também considera de igual importância a publicação de artigos completos em anais de conferências tradicionais quanto a publicação em periódicos. Essas conferências contam com comitês de programa e realizam um processo rigoroso de avaliação por pares. Cabe ressaltar que, de acordo com a política de documentos da Scopus, a definição de artigo engloba tanto as publicações constantes em periódicos quanto em anais de conferências.

Essas conferências, na sua maioria, constam das mesmas fontes citadas acima e, conforme indicado em estudo feito pela área de Ciência da Computação, podem ser avaliadas seguindo os mesmos índices e parâmetros dos periódicos. A área de computação também apresenta saturação (travas) em relação a publicações de conferência. O número total de artigos em conferências contabilizáveis para um programa está limitado a três vezes o número de artigos em periódicos para o período de avaliação. Essa limitação é coerente com o padrão de publicações de centros de excelência no exterior na área de Ciência da Computação, que publicam em média 2,5 artigos em conferências para cada artigo em periódico.

De acordo com o documento de área da Capes em Computação, a avaliação da produção intelectual é feita por meio de dois índices Ir e Ii. O índice Ir leva em consideração apenas os veículos de maior classificação no Qualis (A1 a B1). Este índice equivale a uma saturação para os estratos B2 a B5. A Tabela a seguir apresenta a pontuação de pesos por Qualis.

Tabela de Pesos para Qualis:

A1 A2 B1 B2 B3 B4 B5 C
1.00 0.85 0.70 0.50 0.20 0.10 0.05 0.00

À luz desse contexto, apresentamos algumas planilhas para ajudá-los na escolha de períodicos e conferências:

  1. A lista completa de revistas indexadas em JCR pode ser vista pela ferramenta JCR Incites. As revistas JCR classificadas como da Área da Computação podem ser baixadas pelo link a seguir: JCR-Computação.
  2. A lista completa de revistas indexadas em scimago pode ser vista pela ferramenta Scimago. As revistas indexadas em scimago classificadas como da Área da Computação podem ser baixadas pelo link a seguir: Scimagojr-Computação.
  3. A lista completa de revistas indexadas no Qualis da CAPES pode ser vista pela ferramenta Sucupira. As revistas e conferências atualmente indexadas com Qualis na Área da Computação podem ser baixadas pelo link a seguir: Qualis-Computação.
  4. Se a revista desejada for da Elsevier, é possível saber o prazo de revisão, taxa de aceitação e aderência da revista usando o Elsevier Journal Finder.
  5. Na hora de escolher as conferências, pode-se consultar os potenciais fóruns por área, prazos e locais usando o Conference Search.

Algumas dicas na hora de preparar o seu manuscrito:

Comments are closed.