Docente do Cefet/RJ ganha Prêmio da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional por Tese de Doutorado

A Professora Ana Luísa Carvalho Furtado acaba de receber o Prêmio Odelar Leite Linhares da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) pela sua tese de doutorado desenvolvida na UFRJ sob orientação das professoras Celina Miraglia Herrera de Figueiredo (COPPE-UFRJ) e Simone Dantas de Souza (IME-UFF). Parte de sua tese foi desenvolvida na  Université Grenoble Alpes (França) sob a orientação do professor Sylvain Gravier. 

O prêmio é entregue a melhor tese de doutorado na área de Matemática Aplicada e Computacional desenvolvida no Brasil no período de 01 de abril de 2017 a 31 de março de 2018. Ana Luísa é professora de Matemática do campus de Itaguaí e membro do grupo de pesquisa em Algoritmos, Complexidade e Modelagem Computacional do CEFET/RJ. Em sua tese, Ana Luísa abordou Jogos Combinatórios em Grafos. 
“Esse é um prêmio muito importante não só para a UFRJ, mas para o CEFET/RJ visto a visibilidade que o Brasil ganhou esse ano com a realização do International Congress of Mathematicians 2018 (ICM 2018), o congresso mais importante do mundo da área de matemática.” destaca a professora Celina.
Além do ICM outros eventos serão realizados para o público de matemáticos. Ana Luísa destaca o Latin American Workshop on Cliques in Graphs que será realizado no campus Maracanã do CEFET/RJ no dias 09,10 e 11 de Agosto, com a organização local dos professores Pedro Henrique, Diego Brandão, Raphael Machado do Programa de Pós-graduação em Computação (PPCIC) e Helder Venceslau do Departamento de Matemática do CEFET/RJ.  Fazem parte do comitê ainda as professoras Celina (COPPE-UFRJ), Diana Sasaki (UERJ) e o pesquisador Luís Felipe Ignácio Cunha (COPPE-UFRJ).
A entrega do prêmio ocorrerá durante o Congresso Brasileiro de Matemática Aplicada e Computacional na cidade de Campinas no período de 17 a 21 de setembro de 2018. 

Comments are closed.