Defesa de dissertação (06/12/2018): Leonardo de Souza Preuss

Discente: Leonardo de Souza Preuss
Título:  VITA – Uma ferramenta pedagógica para acompanhamento e auxílio na relação aluno-professor
Orientadores: Joel A. F. dos Santos, Gustavo Paiva Guedes (coorientador)
Banca: Joel A. F. dos Santos (CEFET/RJ) (presidente), Gustavo Paiva Guedes (CEFET/RJ), Eduardo Soares Ogasawara (CEFET/RJ), Alessandro Rosa Lopes Zachi (CEFET/RJ), Diego Gimenez Passos (UFF)
Dia/Hora: 06 de dezembro / 10h
Sala: Auditório V
Resumo:

Um grande problema do sistema de educação atual é o alto índice de evasão em cursos de graduação. Pesquisas na área da educação indicam que o nível de satisfação do estudante é um importante indicador na medida do sucesso de uma universidade. Estudantes com altos níveis de satisfação são mais propensos a continuar no curso, em contraste àqueles que estão insatisfeitos. Nas universidades brasileiras, a qualidade docente e o método de ensino são considerados fatores cruciais e altamente responsáveis na satisfação dos alunos. Nesse contexto, é de grande valia um mecanismo capaz de melhorar a percepção do professor a respeito dos alunos. Isso permite que o professor antecipe a insatisfação dos alunos em uma disciplina e tenha maior agilidade na compreensão de suas necessidades e na adequação das aulas. Reduzindo, assim, a taxa de evasão nas universidades brasileiras. O presente trabalho propõe um sistema que auxilia o professor na percepção do andamento dos alunos em suas aulas, revelando seu grau de satisfação ou insatisfação durante o período letivo. A avaliação é feita tendo como base comentários escritos sobre cada aula, fornecidos pelos alunos. A ferramenta proposta utiliza técnicas da Análise de Sentimentos para processar as avaliações e apresentar ao professor um resultado em formato de gráfico, individual ou por turma. Este gráfico indica apenas os sentimentos predominantes na avaliação do aluno. Assim, é mantida a privacidade do mesmo (com respeito à avaliação fornecida), bem como evita interpretações diferenciadas por parte do professor. Experimentos realizados com 4 turmas de graduação apontam para uma boa precisão da estimativa da satisfação feita por VITA e sua utilidade para professores.

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