Corpo Discente

O ingresso de discentes no PPCIC é feito por meio de edital elaborado pelo colegiado e aprovado pelo COPEP. No edital consta o número de vagas disponíveis por orientador. Dada a característica interdisciplinar do Programa, são aceitos candidatos das mais variadas áreas de formação. O requisito para ingresso no Programa é a apresentação de diploma reconhecido pelo MEC nos termos da legislação vigente.

A seleção de discentes por parte do PPCIC segue um rigoroso critério também adotado por outros programas da instituição. O processo seletivo é composto por três etapas. Na primeira etapa os candidatos inscritos realizam provas objetivas de Base computacional e Inglês. Na segunda etapa é avaliada a proposta de pesquisa entregue pelo candidato, considerando a adesão da proposta entregue à linha e projeto(s) de pesquisa do orientador escolhido, bem como o perfil acadêmico e/ou profissional do candidato. Na terceira etapa, os candidatos classificados passam por uma arguição oral onde são questionados sobre a proposta apresentada.

Cada processo seletivo realizado tem duração aproximada de dois meses. Em 2016, ano de início do programa, o PPCIC selecionou dez alunos. Em 2017 e 2018, foram selecionados, respectivamente, 17 e 31 alunos. Atualmente o programa conta com 43 discentes ativos, sendo onze bolsistas. Em 2018 já tivemos três egressos formados e quatro com defesas marcadas para fevereiro de 2019.

Apesar de ser um programa novo, o PPCIC apoia seus discentes com a concessão de bolsas de estudo do programa. Atualmente, o programa tem a capacidade de apoiar cerca de 23% do seu corpo discente, seja com bolsas oriundas da CAPES ou de recursos próprios do CEFET/RJ.

É possível consultar o corpo discente do PPCIC através da plataforma Sucupira.