Atividades Complementares

Além das atividades de ensino junto à graduação, das orientações de iniciação científica e de projetos finais, os docentes do PPCIC têm realizado várias outras atividades complementares. As ações incluem atividades: (i) revisão de periódicos, (ii) participação de comitê de programas, (iii) participação de conselhos superiores do CEFET/RJ, (iv) atividades de gestão, (v) minicursos, (vi) coorientações de teses e dissertações em outras IES, (vii) participação de bancas de doutorado e mestrado em outras IES, (viii) homenagens e premiações. Tais ações são apresentadas docente a docente, a seguir:

Diego Brandão: teve projeto de pesquisa APQ1 aprovado na FAPERJ. É líder do Grupo de Pesquisa de Modelagem Computacional do CEFET/RJ. Organizou o International Conference on Formal Aspects of Component Software em 2015 e a Escola Regional de Sistemas de Informação em 2014.

Diego Haddad: teve projeto de pesquisa Universal aprovado no CNPq. É líder do Grupo de Pesquisa intitulado “Redes Adaptativas e Processamento Inteligente de Sinais”. É revisor dos periódicos Signal Processing, EURASIP Journal on Advances in Signal Processing e Sensors. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEEL) do CEFET/RJ. Participou de bancas de mestrado e doutorado na UFRJ, UFF, UERJ, UFPR e UFJF. Co-orienta dissertações e teses na COPPE/UFRJ. Foi membro do Comitê de Programa Técnico do Congresso de Engenharia de Àudio da AES-Brasil (2011, 2014 e 2015) e da Offshore Technology Conference (2011) e está no comitê de organização do Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (2019). É membro do projeto “Desenvolvimento, Modelagem e Caracterização de Materiais Funcionais”, contemplado no edital do programa “Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2018” (Edital FAPERJ nº 11/2018), o qual tem como objetivo apoiar a aquisição e manutenção de equipamentos, a execução de obras de infraestrutura e despesas de custeio previstas em projetos de pesquisa.

Eduardo Bezerra: teve projeto tecnológico aprovado no CNPq. É líder do grupo de pesquisa em Mineração de Dados do CEFET/RJ. Em 2016 foi autor do minicurso de Aprendizagem Profunda no Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. Entre 2015 e 2016, produziu uma nova edição dos livros: Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML e Data Mining: conceitos, técnicas, algoritmos, orientações e aplicações. No tocante ao apoio administrativos, coordenou o Bacharelado em Ciência da Computação entre 2013-2014, período em que também foi membro do Conselho de Ensino. Entre 2015-2016 foi membro suplente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Eduardo Ogasawara: é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Teve também projetos de pesquisa APQ1 aprovados na FAPERJ. Também é coordenador local, representando o CEFET/RJ, no INCT em Ciência de Dados que teve o mérito aprovado pelo CNPq em 2016. É líder do grupo de pesquisa em Ciência de Dados do CEFET/RJ. Coorienta dissertações e teses com o Laboratório Nacional de Computação Científica e participou de bancas de doutorado e mestrado no LNCC, UFRJ, IME, UFF e Unicamp. É revisor de periódicos como: IEEE Transactions on Services Computing, Journal of Parallel and Distributed Computing, The Journal of Systems and Software e VLDB Journal. Faz parte do comitê de programa do SIAM International Conference on Data Mining e do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. Anualmente oferece o minicurso de Análise de Dados no Programa de Verão do LNCC e em 2019 oferece uma oficina de Análise de Dados na Escola Regional de Banco de Dados. Participa de Projeto de Pesquisa junto a Petrobras (CENPES) na área de análise de séries espaço-temporais. Em termos administrativos, coordena o PPCIC e é membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) desde 2013.

Gustavo Paiva Guedes e Silva: teve projeto aprovado na FAPERJ. Recebeu menção honrosa no BrasNam 2014 com o artigo “Uma Abordagem para Programas de Bonificação Baseada em Redes Sociais” e no SAC-2015 com o artigo “Exploring Multiple Clustering in Attributed Graphs”. Em termos administrativos, coordenou Bacharelado em Ciência da Computação (Maracanã) entre 2015 e 2017, período em que também foi membro do Conselho de Ensino.

João Roberto de Toledo Quadros: teve projeto de pesquisa APQ1 aprovado na FAPERJ. Obteve o melhor artigo do SENID 2013 com o trabalho “Construção de Ambiente para Desenvolvimento de Jogos Educacionais Baseados em Interface de Gestos”. Orientou alunos do Curso Técnico de Informática que obtiveram: Medalha de Prata (edições de 2010 e 2011) e Bronze (edições de 2009 e 2016) na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), 3o lugar na Copa CRIA (Copa RioINFO de Algoritmos) de 2012 e 2013 e que também participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica, nas estaduais de 2015 e 2016. Organiza a Regional do Rio de Janeiro da Olimpíada Brasileira de Informática desde 2009. Organizou e coordenou, como sede estadual, a Maratona de Programação de 2015. Em termos administrativos, foi coordenador do Curso Técnico de Informática (Maracanã) de 2006 a 2014; foi membro eleito do Conselho de Ensino (CONEN) no biênio de 2012-2013 e também membro do Conselho de Ensino Médio-Técnico (CONDMET) de 2008 a 2014.

Joel André Ferreira dos Santos: colíder do Grupo de Pesquisa em Ciência de Dados do CEFET/RJ. Teve projeto de pesquisa APQ1 aprovado na FAPERJ em 2016. Durante seu doutorado teve Bolsa Nota DEZ pela FAPERJ e artigo selecionado entre os cinco melhores do SBMF 2013. Fez doutorado sanduiche no período 2014-2015 no Inria-Grenoble, possibilitando colaboração internacional com os pesquisadores Cécile Roisin e Nabil Layaïda. A colaboração é evidenciada por publicação em conjunto com os pesquisadores. Foi o autor do minicurso Desafios da Verificação de Consistência de Documentos Multimídia Interativos no WebMedia 2016. É membro de comitê de programa do Brazilian Symposium on Multimedia and the Web desde 2016 e da Escola Regional em Computação Aplicada à Saúde em 2018. Em termos administrativos, é o substituto do coordenador do PPCIC. Em 2019 será o Coordenador Geral do WebMedia a ser realizado no CEFET/RJ.

Jorge de Abreu Soares: Colíder do Grupo de Pesquisa em Ciência de Dados do CEFET/RJ. Externamente, orientou até 2016 cinco alunos de mestrado na UERJ. Organizou o XVII Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis em 2015. Em termos administrativos, foi coordenador adjunto (dois anos) e geral (um ano e meio) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UERJ, entre 2013 e 2016. Também desempenhou a função de Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ em dois mandatos (entre maio de 2011 e maio de 2015), além de ter sido membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERJ (CSEPE), participando de sua Comissão Permanente de Pesquisa e Pós-graduação (CPPPG), e da Comissão Permanente de Estratégia, Normas e Desenvolvimento (CPEND). É avaliador ad hoc do INEP/MEC para atos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento referentes aos cursos de graduação em Computação desde 2010.

Kele Teixeira Belloze: possui experiência em bioinformática e possui participação em projetos de pesquisa junto a Fiocruz.

Laura Silva de Assis: teve projeto aprovado na FAPERJ e no próprio CEFET/RJ (edital interno). Obteve menção honrosa por trabalho apresentado no 24 Workshop sobre Educação em Computação (CSBC WEI). Em termos administrativos, coordena o curso de Engenharia de Computação (Petrópolis) desde 2016 e foi membro do Conselho de Extensão (CONEX) em 2016. Também coordena projeto de extensão para o treinamento de alunos de graduação e de ensino médio para participarem, respectivamente, na Maratona de programação e OBI.

Leonardo de Silva Lima: é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Foi pesquisador da FAPERJ do Edital Apoio a Grupos Emergentes e de Projeto Universal do CNPq, além de ser bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado. É líder do grupo de pesquisa GEOS Gestão Estratégica de Operações e Sistemas do CEFET/RJ e participa como pesquisador do grupo Teoria Espectral dos Grafos em Problemas Estruturais de Grafos e em Otimização Combinatória, vinculado ao Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Além de parcerias com pesquisadores da UFRJ, o docente também realiza trabalhos com pesquisadores da ENCE Escola Nacional de Ciências Estatísticas e de universidades de outros países. É coorientador de dissertações e teses do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ e do Departamento de Matemática Aplicada da Unicamp. É revisor dos periódicos Linear Algebra and its Applications, Discrete Mathematics, Discrete and Applied Mathematics e Ars Combinatoria. Faz parte do comitê de programa dos congressos CNMAC, SBPO.

Raphael Carlos Santos Machado: é bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq e Jovem Cientista do Estado pela FAPERJ. Em termos de premiações, obteve as seguintes: (i) Produto Estratégico de Defesa, Ministério da Defesa, 2015 (ii) Solução mais inovadora para o setor bancário, FEBRABAN, 2013, ambos em reconhecimento ao Simulador de Ataques Distribuídos de Indisponibilidade. Organizou a trilha especial Computational Intelligence for Information Security do 9th International Conference on Bio-inspired Information and Communications Technologies. É revisor dos periódicos: Discrete Applied Mathematics, Discrete Mathematics, Journal of Communication and Information Systems, International Journal of Distributed Sensor Networks. É também membro do comitê de programa das conferências DGA 2013, BICT’2014, SBSeg’2015, BICT’2015, WTICG’2015, SBSeg’2016, WTICG’2016.