Sim-Evolution

Os desenvolvimentos gerais em educação e a parceria interativa entre as novas gerações de alunos e os computadores demandam um processo de aprendizagem mais eficiente, abrindo espaço à sua complementação com a utilização de ferramentas tecnológicas e recursos computacionais. Nesse contexto, os simuladores educativos podem ser uma boa prática. Essas ferramentas de aprendizagem são projetadas para dar apoio ao ensino de assuntos específicos, atuando com o objetivo de proporcionar uma melhor compreensão de determinados conteúdos abordados em sala de aula, especialmente quando apresentam problemas relacionados a aspectos empíricos, tais como escala de tempo e espaço de difícil controle e reprodução. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um projeto de simulador educativo para uso em dispositivos móveis nas aulas de Biologia, tomando como cenário a teoria da Seleção Natural de Charles Darwin e seus principais aspectos, tais como diversidade de espécies, reprodução diferenciada e hereditariedade, complementados com os conceitos modernos de genética. Avaliamos que a aplicação desses conceitos de forma simplificada em um ambiente de simulação computacional acarretará ganho na complementação do aprendizado desses temas em sala de aula, sinalizando que iniciativas desse tipo devem ser estimuladas no contexto educacional.