Desenvolvimento de uma Ferramenta de Ensino Utilizando Conceitos de Robótica e Programação

O professor João Quadros teve o artigo intitulado “Desenvolvimento de uma Ferramenta de Ensino  Utilizando Conceitos de Robótica e Programação” aceito no ICISTI’2016 – 11ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información. O trabalho está no escopo do grupo de Pesquisa em Informática na Educação (Robótica). Colaboraram no artigo os alunos Raphael Melo, Gabriel Frizzera e Lawrence Fernandes.

Resumo: Esse estudo apresenta o projeto de uma ferramenta robótica de ensino que foi concebida para ser um instrumento lúdico de verificação de aprendizado. A relevância do estudo se deve ao facto da concepção dessa ferramenta partir da visão extraclasse de um grupo de alunos que contribuíram no desenvolvimento da mesma e tinham a robótica como uma forma de entretenimento pertencente a seu universo fora da sala de aula.  Executou-se uma sessão de uso da ferramenta em uma turma de ensino básico, com diversos alunos, a fim de testar suas características lúdicas e também averiguar a capacidade de fixação de aprendizado de disciplinas não técnicas dos alunos que se envolveram no desenvolvimento da mesma.

 

Comments are closed.