ControlHarvest: Aprendizado de Controle Biológico por meio de Gameficação

ControlHarvest: Aprendizado de Controle Biológico por meio de Gameficação

Alunos: Gabriel Alves da Silva, Patrick Warley Telles da Silva
Colaborador: João Quadros
Orientadores: Leonardo Lignani, Eduardo Ogasawara

Publicado no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2014).

Resumo:

Controle Biológico é uma estratégia utilizada para combater pragas (insetos, doenças) em certos ambientes, como campos agrícolas. Ele é baseado em métodos para controlar pragas usando outros seres vivos. Contudo, estudos devem ser conduzidos antes dessa prática de forma a diminuir possíveis efeitos colaterais. Com esses conceitos em mente, desenvolvemos um jogo educativo que explore aspectos da ecologia das populações, as funções do controle biológico e a especificidade de algumas relações ecológicas. Esse jogo chama-se ControlHarvest e se utiliza de um cenário simplificado de gestão de uma fazenda agrícola. O resultado é um jogo que tenta introduzir os conceitos ligados à ecologia de uma maneira lúdica. O jogo foi avaliado com alunos do ensino médio técnico. Eles observaram interesse a respeito do conteúdo abordado pelo jogo.

Artigo completo

Jogo

Experimento

Comments are closed.