PPCIC scriptLattes

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 3

2022

1.   2022-Atual. Predicao, Deteccao de Eventos e Descoberta de Padroes em Series Espaco-Temporais: Metodos Aplicacoes
Descrição: Processo: 309631/2021-1, Programa: PQ 2021, Valor financiado: R$39.600,00. O objetivo deste projeto consiste em explorar e desenvolver novos métodos para detecção de eventos, descoberta de padrões e predição em séries temporais e séries espaço-temporais. A exploração destes novos métodos está associada a resolução de problemas reais nos eixos da ciência-empresa-governo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (5) . Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Eduardo Soares Ogasawara.

2021

1.   2021-Atual. Deteccao de Eventos, Descoberta de Padroes e Predicao em Series Temporais
Descrição: Processo: E-26/201.304/2021, Programa: Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), Valor financiado: R$86.400,00 O fenômeno do Big Data vem sendo produzido pelas ciências, empresas e governos. Ele se apresenta como um dos grandes desafios para a atual sociedade do conhecimento. A necessidade de extração de conhecimento nestes grandes volumes de dados cresce significativamente. Ademais, diversos fenômenos estudados correspondem a ambientes não-estacionários, frequentemente associados ao tempo e espaço. Este cenário típico de Ciência de Dados constantemente traz novos desafios à mineração de dados. Este projeto de pesquisa visa desenvolver novos métodos mais eficazes e eficientes nestes ambientes. Para tanto, pretende-se atuar em três principais temas: (i) métodos de detecção de eventos, (ii) métodos de descoberta de padrões, (iii) métodos de predição. Este projeto combina a pesquisa básica nestes três temas aliada à pesquisa aplicada nas análises em séries temporais e espaço-temporais. Essa sinergia visa entender a fundo em que circunstâncias tais abordagens podem ser refinadas para apoiar o contexto geral de não-estacionariedade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (5) . Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Auxílio financeiro.
Membro: Eduardo Soares Ogasawara.
2.   2021-Atual. Mapa da Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro
Descrição: Processo: E-26/290.123/2021, Programa: rograma de Apoio à Projetos Científicos e Tecnológicos em Mobilidade Urbana ? 2021, Valor financiado: R$166.505,00 A mobilidade urbana é um tema que tem despertado crescente atenção dos setores público, privado e acadêmico, justamente por afetar sobremaneira o quotidiano de milhares de pessoas em seus deslocamentos diários de casa para o trabalho ou outras atividades. De fato, a mobilidade é o grande desafio das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo. A reiterada opção pelo automóvel levou à paralisia do trânsito, com desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais de poluição atmosférica e de ocupação do espaço público. Com esse contexto, esta proposta enfoca a questão da mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro, com o enfoque no transporte de passageiros, visando contribuir no desenho de políticas públicas e de planos de ação para a mobilidade urbana no Rio de Janeiro, por meio do entendimento de como os diferentes modos do transporte público se relacionam com o tripé: Demanda (Capacidade), Eficiência e Confiabilidade. Com relação ao aspecto técnico-científico do projeto, contempla-se o desenvolvimento de pesquisa de ponta incorporando técnicas e metodologias modernas à problemática da mobilidade em grandes centros, como o tratamento de grande volumes de dados (Big Data) de deslocamento de pessoas para mapeamento de demandas e dimensionamento de capacidades de transporte por corredor de transporte; o uso da técnica de Análise de Redes Sociais (Social Network Analysis) para o desenho e diagnóstico de confiabilidade do corredor de transporte; o uso da técnica de Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis) para avaliação da eficiência e das folgas de capacidade por modal de transporte; e modelos espaço-temporais em alta-dimensão para modelagem do fluxo urbano, com fim de entender a dinâmica da malha viária e avaliar métricas como a contribuição da frota de ônibus para poluição urbana, inclusive com a transferência bidirecional de know-how entre as instituições partícipes (instituições de pesquisa e poder público).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (4) . Integrantes: Eduardo Soares Ogasawara - Coordenador / Rafael Barbastefano - Integrante / Cristina Gomes de Souza - Integrante / Diego Moreira de Araújo Carvalho - Integrante / Eduardo Fonseca Mendes - Integrante / Renato Rocha Souza - Integrante / Marcel de Moraes Pedroso - Integrante / Douglas E. M. de Oliveira - Integrante / Peter Fernandes Wanke - Integrante / João Luiz Martins Carabetta - Integrante.
Membro: Eduardo Soares Ogasawara.


Data de processamento: 05/03/2024 22:19:56